São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo festival trará Eric Burdon e Coco Montoya

HÉLIO GOMES
DA REDAÇÃO

O Blues Festival está de cara nova. O já tradicional encontro de artistas internacionais e brasileiros ganhou novo nome –agora se chama Nescafé & Blues– e mudou de casa, transferindo-se para o Palace. Os shows de John Mayall, no início desta semana, marcaram o lançamento da parceria entre os organizadores do festival e seu novo patrocinador. O festival acontece apenas em São Paulo, de 25 a 28 de maio.
Cesar Castanho, organizador do evento –que esteve à frente das suas três edições anteriores–, divulgou em entrevista coletiva anteontem no Palace os seis primeiros nomes confirmados para o festival. Eles são o cantor Otis Clay, a cantora Big Time Sarah, o guitarrista Coco Montoya, o "zydeco player" Terrance Simien, o guitarrista Lonnie Brooks e a dupla Eric Burdon e Brian Auger.
"A intenção é trazer ao Brasil artistas novos, que não tenham muito apelo comercial", explica Castanho. Segundo ele, a intenção dos organizadores é reunir no festival 12 nomes internacionais e quatro brasileiros, que se dividem entre as quatro noites do evento.
Reticente ao ser questionado sobre quais outros nomes estariam sendo sondados para o festival –tanto brasileiros quanto internacionais–, Castanho apenas confirmou o guitarrista Nuno Mindélis entre os nacionais. "Queremos atrações novas. Alguém como André Christovam está fora, por exemplo", disse o organizador.
Os maiores destaques entre os artistas confirmados até agora são o ex-vocalista do The Animals, Eric Burdon, que vem ao Brasil com o líder do grupo Trinity, Brian Auger, e o guitarrista Coco Montoya –o mesmo que esteve com John Mayall no Brasil nos shows do Free Jazz de 89.
Burdon e Auger estão juntos desde 90. O primeiro é uma verdadeira lenda-viva do rock e do rhythm'n'blues britânicos. O músico formou o The Animals em 62, grupo que logo tornou-se um dos maiores nomes da "invasão britânica" da primeira metade dos 60, ao lado de Beatles e dos Rolling Stones. Entre seus maiores clássicos estão "House of the Rising Sun" e a versão para "Ring of Fire", de Johnny Cash.
Já Coco Montoya é um nome em franca ascenção no cenário do blues americano. O guitarrista iniciou sua carreira solo no ano passado, com o disco "Gotta Mind to Travel", ainda inédito no Brasil. Montoya foi um dos membros dos Bluesbreakers, banda de John Mayall, por dez anos.

Texto Anterior: Folha distribui cem convites
Próximo Texto: Mayall prova sua genialidade no palco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.