São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
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Ferrovias reduzem os custos de transporte

DA REPORTAGEM LOCAL

Novas opções de transporte com menor custo estão surgindo em todas as regiões do País. O corredor do Centroleste, formado por ramais da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e Vitória Minas, da Vale do Rio Doce, liga Brasília ao Porto de Tubarão em Vitória (ES).
"Em 94, exportaremos 1,8 milhão de toneladas de soja", afirma Sandra Stehling, coordenadora do Centroleste. Em 93 passaram pelo local 800 mil t. O frete ferroviário entre Brasília e Vitória é de US$ 23 contra US$ 50 do rodoviário.
A ferrovia de Carajás, da Vale, viabilizou o corredor Norte, com saída pelo porto de Ponta da Madeira, em São Luiz (MA). "Estamos operando por US$ 8,70/t, menos da metade do cobrado pelos caminhões", diz Carlos Carneiro, gerente da ferrovia.
A região de Balsas escoará em 94 toda sua produção de soja (150 mil t) pelo corredor.
Em 95, funcionará o primeiro trecho da Ferronorte ligando Chapadão do Sul (MS) a Santos (SP). O Paraná ganha em 95 os trilhos da Ferroeste ligando Guaíra e Paranaguá.
Surge ainda a hidrovia Tietê-Paraná, que unirá o Centro Oeste a Foz do Iguaçu (PR).

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