São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Túnel de US$ 178 mi abre hoje

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf inaugura hoje, às 11h, o túnel Presidente Jânio Quadros, sob o rio Pinheiros. A obra, que liga o Itaim-Bibi ao Morumbi, será entregue pela metade. Está sendo aberto o túnel norte, que custou US$ 178 milhões –mais caro por metro linear que o metrô. Falta ainda o túnel sul, em projeto e sem previsão de entrega.
Com esse dinheiro seria possível construir cinco pontes como a Bernardo Goldfarb, no complexo Eusébio Matoso, que tem o mesmo objetivo: transpor o rio Pinheiros. O custo da obra, do projeto até sua conclusão, subiu 170%. O prefeito Maluf afirma que "obra cara é obra parada".
O túnel foi idealizado e iniciado pelo ex-prefeito Jânio Quadros em 87 e pelo seu então secretário de Vias Públicas, Reynaldo de Barros, que ocupa o mesmo cargo hoje, na gestão Maluf. Foi paralisado na gestão Erundina (89-92) e retomado por Maluf.
Até a conclusão da nova passagem (sul), o túnel vai operar no sentido Morumbi-Ibirapuera das 2h às 14h, e na direção oposta das 15h à 1h. A operação de reversão do fluxo será feita pela primeira vez hoje às 14h.
O túnel, feito para solucionar os problemas do trânsito no Morumbi, deve aumentar os congestionamentos entre a Juscelino e o parque Ibirapuera por causa das obras do corredor viário. Da saída do túnel ao parque, de manhã, gasta-se cerca de 15 minutos (14,8 km/h) nesse percurso. À tarde, o trecho inverso demora 30 minutos (7,4 km/h).

LEIA MAIS
sobre o túnel nas págs. 4 e 5

Texto Anterior: Clínica atende de madrugada há 56 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.