São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBGB's continua na trincheira do rock alternativo

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O CBGB's, um dos clubes mais alternativos e conhecidos de Nova York, está comemorando este mês seus 20 anos de rock e punk. Uma programação especial vai continuar trazendo bandas lançadas pelo clube, como Talking Heads e The Cramps, até o final de abril.
O dono do CBGB's, um cinquentão chamado Hilly Krystal, falou à Folha no último sábado à tarde. Seu escritório fica bem no meio do corredor de entrada do clube. Papéis e objetos transbordavam da mesa e um cheiro que lembrava maconha flutuava no ar.
O clube se estende por uma área comprida com um palco e algumas mesas. Completamente pichada, a fachada do CBGB's é famosa no East Vilage de Manhatan. Atrai centenas de pessoas todas as noites para assistir bandas com grandes chances de se transformar em sucessos depois de alguns meses. Cobra US$ 5 por cabeça. A seguir, os principais trechos da entrevista:
*
Folha - Como o CBGB's está comemorando os seus 20 anos?
Hilly Krystal - Estamos comemorando desde dezembro e vamos continuar até o fim de abril. Mais de cem bandas conhecidas estão tocando por aqui nesses meses.
Folha - Que bandas?
Krystal - Os Talking Heads, Living Colour, The Cramps, Helmet, Lemonheads. O B-52's deve tocar daqui a alguns dias, assim como os Fossils (fósseis), uma banda nova que acaba de assinar com a Warner. Jesus Jones e Quicksand também. Já vieram tocar também algumas bandas country que estiveram aqui logo no início, em 1973.
Folha - O clube foi aberto originalmente para receber músicos country, em dezembro de 73. Como entrou no punk e na new wave?
Krystal - O dia 31 de março é a data dessa transição. Foi quando o Television tocou aqui. Foi um fracasso. Numa segunda chance, vieram com os Ramones, uns amigos do Queens (bairro de Nova York vizinho a Manhatan), e o show foi igualmente ruim. Novas bandas surgiram e a coisa acabou pendendo para este lado.
Folha - Como é a programação do clube ultimamente?
Krystal - Abrimos todas as noite. Cerca de 45 bandas tocam aqui todas as semanas.
Folha - Alguma banda promissora foi lançada ultimamente pelo clube?
Krystal - Os Fossils formam uma banda promissora e acabaram de assinar com a Warner. Olhando um pouco para trás, posso dizer que lançamos o Soundgarden, Pearl Jam e muitas outras que começaram aqui.
Folha - Das bandas lançadas pelo clube, quais o sr. considera melhores?
Krystal - Talking Heads e Patti Smith, que até 75 só fazia poesia e escrevia muito.
Folha - Algum músico brasileiro já tocou por aqui?
Krystal - Arto Lindsay (norte-americano que morou em Pernambuco na infância e já gravou com Caetano Veloso e Gal Costa, entre outros) tocou aqui recentemente. Sabe, eu gosto muito de bossa nova também, e já tivemos aqui alguns grupos de samba.
Folha - O sr. vem administrando o clube nos últimos 20 anos. Pretende continuar por mais quanto tempo?
Krystal - Eu sou o dono. Abri isso aqui e pretendo continuar por aqui mais algum tempo.

Texto Anterior: Conheça o Blaggers Ita
Próximo Texto: Chico Science "envenena" o maracatu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.