São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sesi leva música e dança a operários em Minas Gerais

'Arte na Obra' faz apresentações nos locais de trabalho

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Operários da construção civil da Grande Belo Horizonte podem assistir apresentações de orquestra de câmara e balé nos locais de trabalho. A iniciativa do projeto "Arte na Obra", do Sesi/Minas, é levar arte e cultura a quem raramente tem acesso a esse tipo de evento.
O projeto já realizou 29 apresentações em pouco mais de um ano e meio de existência. Devido ao êxito do projeto e o interesse dos operários nos canteiros de obras, o Sesi vai programar novas formas de manifestações artísticas e culturais, como teatro e exposições itinerantes de artes plásticas.
"A receptividade foi além da esperada", diz a supervisora de serviço social do Sesi e coordenadora operacional do projeto, Marizia Freitas. Segundo ela, os operários agora estão pedindo apresentações também aos sábados, para que seus familiares possam assistir.
As apresentações da orquestra de câmara e da companhia de dança, ambas do Sesi, duram cerca de 40 minutos e ocorrem durante o almoço ou no final do expediente. Após cada apresentação, as empresas oferecem lanches aos operários, como forma de promover a integração entre eles.
Todas as apresentações são didáticas. Além da apresentação e execução das obras artísticas, músicos e bailarinos explicam e mostram em detalhes os passos, as expressões corporais, os instrumentos e as técnicas musicais.
Pesquisa realizada pelo Sesi revelou a falta de oportunidades dos operários para assistir eventos desse tipo. "Há uma carência cultural muito grande e esse projeto visa ajudar nesse aspecto", disse Marizia.

Texto Anterior: Programa tem alimentos com preço menor
Próximo Texto: Unicef elogia projeto de MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.