São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faça dos funcionários parceiros do sucesso

A política de recursos humanos deve estimular a participação do pessoal nas decisões da empresa
O querer do empresário e do empregado devem unir-se ao objetivo comum de progresso e desenvolvimento da empresa e de todos os seus integrantes. Vestir com orgulho a camisa da empresa é o resultado de uma política de recursos humanos que dê a importância devida à contribuição dos funcionários, estimule a cooperação.
É difícil atingir bons resultados sem o comprometimento permanente dos recursos humanos. São eles os agentes transformadores da empresa, aqueles que fazem a qualidade em todos os momentos da verdade.
A motivação e preparação dos empregados, com treinamento adequado, é fator decisivo para o sucesso, a sobrevivência e o crescimento da empresa. Grandes empresas treinam seus empregados, no mínimo, 100 horas por ano.
Delegar poderes é uma das formas de propiciar clima de confiança mútua, de comprometimento e solidariedade, além de excelentes resultados quanto à satisfação total dos clientes.
Ganhar juntos
O ambiente empresarial é importantíssimo para manter comprometimento. Frases como "os homens lá em cima dizem uma coisa, mas praticam outra" não devem ser ouvidas na empresa.
Para se conseguir plena colaboração dos empregados aos ganhos de produtividade e competitividade da empresa, a mudança de comportamento deve acontecer em todos os níveis. Mudar os padrões da relação capital/trabalho é fundamental.
Não se trata de conceder benefícios hoje ou amanhã, mas sim estabelecer a correspondência de determinadas vantagens em função do atingimento de resultados preestabelecidos. Todos devem estar a par dessas metas, acompanhar os resultados, saber quais serão os benefícios e os beneficiários. Tudo bem claro e transparente. Reconhecimento e recompensa são ingredientes indispensáveis à motivação pessoal e base para garantir a constância da participação.

O NOVO GERENTE
O novo estilo de gerência, comprometido com a Qualidade Total, tem a marca da participação. Gerente é líder, facilitador, induz o grupo a atingir objetivos e resultados. Cada membro da equipe é importante e tem contribuições a dar. O poder é repartido, bem como as responsabilidades.
O novo gerente:
* motiva sempre a equipe
* ouve sugestões com atenção
* reconhece o esforço e o trabalho da equipe
* elimina o medo
* remove barreiras

Qualidade é participação
A participação pode ser definida sob três aspectos:
Fazer parte: sentimento que as pessoas têm de pertencer a um grupo, organização, nação, causa, religião etc.
Tomar parte: ação de construir algo, decidir caminhos, estar presente nas reuniões, nos momentos importantes da vida do grupo, da organização, da nação etc.
Ter parte: sentimento de realização pessoal decorrente do aproveitamento de contribuição individual em benefício do grupo, da organização, da sociedade, da nação etc. Não se traduz necessariamente em vantagem material (melhoria de salário, promoção, condições de trabalho), mas preenche a necessidade de reconhecimento, própria da psicologia humana.

Texto Anterior: Como descobrir qual a missão da empresa
Próximo Texto: Participação traz comprometimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.