São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Indústria de embalagens aumenta produtividade

Pequena empresa do Rio aprimora recursos humanos e já planeja produzir 30% mais este ano
O conceito de Qualidade Total estimulou dois jovens diretores da Flexpack Indústria de Embalagens Ltda., os en-genheiros Marcelo Figueiredo Gon-çalves, 30, e Jean Carlier Junior, 31, a implantar um amplo programa de aprimoramento de recursos humanos, com resultados imediatos no produto final.
Campanhas internas de arrumação, limpeza, higiene pessoal, disciplina e descarte melhoraram o ambiente de trabalho e aumentaram a eficiência. Em quatro meses de programa, os resultados são promissores: a produtividade aumentou 10%, o desperdício de matéria-prima caiu de 10% para 5% e o índice de faltas e atrasos de funcio-nários baixou de 5% para apenas 1%.
Localizada em um galpão de 2.500 metros quadrados em Rocha Miranda (zona norte do Rio), a Flexpack produziu no ano passado 150 toneladas por mês de caixas de papelão ondulado, alcançando um faturamento de US$ 2 milhões.
A indústria fornece embalagens para 50 empresas, entre elas as garrafas térmicas Aladin, a Irwin -que confeciona os tênis Redley-, a fábrica de bebidas Tomás de Aquino -que produz a aguardante Praianinha e o conhaque de alcatrão de São João da Barra- e vários laboratórios farmacêuticos.
"Como leigos, não tínhamos uma noção exata sobre esse negócio de Qua-lidade Total. No curso do Sebrae que frequentamos durante 14 semanas, constatamos que qualidade compreende a satisfação dos clientes e dos funcio-nários. O produto em si é o final de toda essa cadeia", afirma Marcelo Gonçalves, diretor-financeiro da Flexpack.
Por recomendação do Sebrae, eles formaram na fábrica um Time da Qualidade. Seis funcionários voluntários receberam a missão de servir de intermediários entre os 58 empregados e a direção da empresa.
Mas o que o diretor-comercial Jean Carlier considera mais importante são os resultados que o conceito de Qualidade Total traz para as relações de trabalho."O processo de mudança pressupõe um investimento a longo prazo em nossos funcionários, o que é difícil de mensurar".
Os próximos passos da Flexpack prevêem a preparação de um manual de qualidade, redigido em conjunto com os empregados, a concessão de tíquete-refeição aos funcionários e o aumento da produção em 30% em 1994. Até o fim do ano, a empresa pretende transferir-se para um galpão de 5 mil metros quadrados -o dobro do atual- na rodovia Rio-Petrópolis.
o Empresa: Flexpack Indústria de Embalagens Ltda.
Ramo: fabricação de embalagens
o Antes: desperdício de 10% da matéria-prima; índice de faltas e atrasos de funcionários de 5%;
o Depois: produtividade cresceu 10%; desperdício de matéria-prima caiu para 5%; índice de faltas e atrasos de funcionários de 1%

Texto Anterior: Participação traz comprometimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.