São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem foi Giulietta

DA REDAÇÃO

Giulia Anna Masina nasceu em Giorgio di Piano (Bolonha), a 22 fevereiro de 1921. Adotou definitivamente a profissão de atriz em 1946, quando estreou no cinema no episódio "Firenze", de "Paisà", dirigido pelo pai do neo-realismo italiano, Roberto Rossellini.
Conheceu Federico Fellini num programa de rádio, quando ele era roteirista. Foi ele que a tornou conhecida mundialmente com os filmes "A Estrada da Vida", "Noites de Cabiria" e "Julieta dos Espíritos". Seu último trabalho com Fellini foi "Ginger e Fred".
Pelo papel de Gelsomina, em "A Estrada da Vida", ganhou a Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes. Por três vezes, recebeu o Nastro d'Argento, considerado um dos maiores prêmios cinematográficos do cinema italiano. Sua última participação no cinema foi em 1991, em "Um Dia para não Esquecer", do diretor francês Jean-Louis Bertucelli.
A atriz trabalhou ainda como jornalista nos diários italianos "La Stampa" e "Corriere Della Sera", e escreveu o livro "O Diário dos Outros".
Giulietta Masina morreu no último dia 23. Havia caído em depressão desde a morte de Fellini, ocorrida em 31 de outubro do ano passado, um dia depois de completarem 50 anos de casados.

Texto Anterior: Giuletta Masina, a voz da lua
Próximo Texto: OS FILMES DA ATRIZ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.