São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe vai propor veto ao aumento do mínimo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A equipe econômica do ministério da Fazenda vai recomendar o veto presidencial para qualquer proposta que eleve o valor real do salário mínimo ou reponha eventuais perdas salariais provocadas pelo plano econômico, como defende o deputado Neuto de Conto.
Segundo as estimativas da Fazenda, um salário mínimo de US$ 100 provocaria um déficit de US$ 7 bilhões na Previdência Social, inviabilizando o equilíbrio das contas públicas e o programa econômico.
É que as aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social sobem de acordo com o valor do salário mínimo, conforme determinado pela Constituição de 88.
O ex-ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, senador pelo PSDB-SP, pretende defender emenda constitucional acabando com esta vinculação entre os benefícios previdenciários e o salário mínimo. Só depois disso o governo aceitaria elevar o valor do salário mínimo.
Para solucionar as perdas salariais, a equipe econômica defende livre negociação entre patrões e empregados, sem qualquer interferência do governo.
Essa negociação poderá acontecer nas câmaras setoriais, onde representantes dos diversos segmentos da economia (indústria automobilística, de construção civil, têxtil etc.) estabeleceriam regras próprias para as reposições.

Texto Anterior: Relator defende regras claras para o real
Próximo Texto: Substituto de Ricupero pretende incentivar a educação ambiental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.