São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burger King cria restaurante Kasher

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Só agora é que a briga entre os dois grandes rivais do fast-food chegou a Israel: mal o McDonald's acabou de abrir seu primeiro restaurante por lá e Burger King já está anunciando que a sua primeira loja israelense abre as portas ainda este mês. E que pelo menos mais 50 Burger Kings serão inaugurados por lá ao longo dos próximos cinco ou seis anos.
Um detalhe da maior importância para boa parte dos consumidores locais: a Burger King só pretende abrir restaurantes Kasher, nos quais não haverá, por exemplo, cheeseburgers. Afinal, segundo os princípios Kasher, leite (e derivados) e carne não podem ser misturados em hipótese alguma.
Mudando de assunto, a rapaziada da pizza que se prepare: já está pintando por aqui mais uma rede norte-americana do ramo. Trata-se da Pizza Inn, de Dallas, Texas, que, segundo informações fresquinhas que acabamos de receber dos EUA, já assinou um contrato de master-franchise com uma empresa chamada Brasif Comercial. A idéia é instalar cerca de 60 pizzarias, entre próprias e franqueadas, no Brasil, Paraguai e Uruguai.
E, por falar em pizza, a Associação Internacional de Franchising, sediada em Washington, já tem um sócio russo. É a Doka Pizza, que jura ser a única franqueadora nascida na terra de Yeltsin.
E já que falamos em Rússia, a Holiday Inn International, cuja sede mundial, em Atlanta, será visitada em julho pelos alunos da turma cinco da Franchising University, que só começa as aulas no dia 9 de maio, iniciou recentemente a construção de um hotel em Kiev, a ser operado por um franqueado.
E quem diria? Depois de tentativas mal-sucedidas de compra e administração direta de lojas na Itália e na Bélgica, a famosa loja de departamentos norte-americana J.C. Penney partiu de cabeça para a adoção do franchising e parece estar se dando bem com isso. Tanto que sua rede franqueada já abrange mais de 20 outros países. E pensar que uma grande loja de departamentos brasileira mantém engavetado um plano de franchising há quase 4 anos...
Outra empresa que entrou com tudo num esquema de franchising é a Toys "R" Us, que já assinou contratos para implantar franquias na Arábia Saudita e em diversos outros países árabes. Enquanto isso, nossas lojas de brinquedos...

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da Franchising University e da FGV, escritores e conferencistas.

Texto Anterior: Aposentadoria mínima é de CR$ 60.322 neste mês
Próximo Texto: Americano quer privatizar mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.