São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família é melhor remédio

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas afirmam que a receita de saúde ideal para o idoso é mantê-lo junto à família. "A pessoa deve ficar em casa", diz Eurico de Carvalho Filho, 60, professor de geriatria da Faculdade de Medicina da USP.
Na sua opinião, muitos dos idosos que estão em casas de repouso "estão insatisfeitos" e só permanecem lá por falta de uma família ou porque imaginam que estão atrapalhando os filhos.
O professor observa que as pessoas, à medida que que envelhecem, tendem a ficar mais caseiras e a diminuir seus relacionamentos. "É fundamental manter uma vida social", afirma. Segundo ele, a maioria das pessoas se adapta bem à velhice, convivendo com pequenos passeios diários e o contato com os netos. "Mas uma minoria não aceita o envelhecimento."
O geriatra Mário Mosca, 49, diz que o idoso sadio não precisa de atividade ou espaços especiais. "Seria uma forma de segregá-lo."
Para as pessoas dependentes, as casas de repouso afirmam que oferecem serviços de enfermagem 24 horas. Uma forma de checar a qualidade dos serviços é ligar para o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), tel. 011) 221.2155. Auxiliares de enfermagem e enfermeiros devem ter registro neste órgão.(AB)

Texto Anterior: Agência ajuda idoso a driblar o tédio
Próximo Texto: CASAS DE REPOUSO E SERVIÇOS PARA O IDOSO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.