São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foi erro pedir ajuda a bicheiro, diz Betinho

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, disse que foi "um erro político" buscar recursos junto aos bicheiros para socorrer economicamente a Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids).
Betinho, que é presidente da Abia, reconheceu que a entidade recebeu US$ 40 mil do jogo do bicho em 1990. O dinheiro foi utilizado em campanhas educativas para combater a Aids.
Ele afirmou não saber qual foi o bicheiro autor da doação. Disse que manteve contato com os bicheiros através do então candidato a vice-governador do Rio pelo PDT, Nilo Batista, que é conselheiro da associação.
"Decidimos pedir dinheiro aos bicheiros porque a Abia ia fechar", disse Betinho. Afirmou que a entidade só aceitou recorrer ao jogo do bicho depois de buscar doações em várias fontes, sem êxito.
Betinho assumiu a responsabilidade de ter buscado dinheiro junto aos bicheiros. "Eu pesei e aceitei. Não fui enganado", afirmou.
"Se eu pudesse voltar ao passado, eu teria atuado diferente", disse Betinho. Ele afirmou que hoje o jogo do bicho se alia a crimes como o narcotráfico, e que se arrependeu de ter recebido os recursos.
Betinho também fez questão de dizer que a atual diretoria da Abia não sabia do caso. Ele disse que ficou "muito tenso" quando o nome de Nilo Batista apareceu no livro-caixa dos bicheiros.
Ele afirmou que decidiu assumir a doação "motivado por profunda crise" sem, no entanto, "querer justificar um erro político".
"Pensei que a questão estava encerrada, mas ela se tornou uma questão pública", disse Betinho.
O sociólogo disse ter tirado duas lições do caso: "nunca fazer nada que você não possa assumir em público, e nunca, nunca, agir no desespero das situações de crise".
Segundo o sociólogo, os US$ 40 mil foram a única doação dos bicheiros à Abia.
Criada em 1986, a Abia foi a segunda entidade brasileira de combate à Aids. O trabalho da associação é basicamente de prevenção da doença através de campanhas em escolas e empresas.

Texto Anterior: Nilo diz que só intermediou verba
Próximo Texto: Sociólogo assume idéia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.