São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra do Cipó abriga grutas pré-históricas

CAROLINA MARINHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A serra do Cipó, a 120 km de Belo Horizonte, é um desses redutos brasileiros que enchem a vista do viajante. A água é abundante e cristalina. São numerosas as nascentes e as cachoeiras.
A vegetação é exótica. Espécies como a "canela-de-ema gigante", exclusiva da região, bromélias e uma diversidade enorme de orquídeas povoam os campos, que ficam a mais de 900 metros.
Situada a 50 km de Lagoa Santa, o Cipó é uma das formações mais antigas do planeta. Lá já foram encontrados, nas paredes das grutas, desenhos pré-históricos.
A arqueóloga Rosângela Albano afirma que o local tem aproximadamente 600 milhões de anos e que já foi fundo do oceano Pacífico, antes do emergir dos Andes.
São oito as mais significativas grutas da região. A única com infra-estrutura turística, e que permite visitação com segurança, é a da Lapinha, com 551 metros de profundidade. Possui 12 salões formados por estalactites e estalagmites.
As demais grutas podem ser visitadas por aventureiros que usam a serra do Cipó como ponto de pouso pela facilidade de hospedagem nas pousadas ou campings.
Um nome de suma importância para paleoantropologia brasileira foi o do dinamarquês Peter Lund, que chegou por lá no ano de 1835 e viveu 40 anos pesquisando.
O conjunto de fósseis encontrado por ele teve grande repercussão mundial. Lund descobriu o "homem de Lagoa Santa", que teria vivido por há cerca de 10 mil anos.
O museu arqueológico da Lapinha, fundado em 1972, mostra preciosidades pré-históricas da região. Abre diariamente.
A região é formada por planaltos e abriga espécies animais em extinção como a paca, o veado, o tamanduá, a preguiça, a jaguatirica e o quati.(Carolina Marinho)

Texto Anterior: Travessia leva até seis horas
Próximo Texto: Barra de São Miguel atrai elite alagoana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.