São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE testa cédulas para tentar viabilizar votação

PAULO YAFUSSO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

TSE testa as cédulas para tentar viabilizar votação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza hoje e amanhã em Cuiabá uma simulação das eleições gerais deste ano.
O objetivo é calcular o tempo médio gasto pelo eleitor para votar e avaliar qual o melhor sistema de apuração de votos e transmissão dos boletins de votação.
A proposta de realização da simulação foi apresentada pelo TRE-MT e encampada pelo TSE.
Segundo o presidente TSE, ministro Sepúlveda Pertence, nesta simulação vão ser testadas algumas inovações.
Os 6.000 eleitores esperados vão votar em 13 sessões eleitorais. Em sete delas serão usadas duas cédulas e uma urna. Nas outras seis, duas cédulas e duas urnas.
A votação não é obrigatória. As cabines serão menores para dificultar a ocorrência de fraudes.
Pertence disse que, se a utilização de duas urnas em cada sessão der certo, vai sugerir a mudança ao Congresso, que tem poderes para alterar a lei eleitoral.
A legislação eleitoral determina que em cada sessão deve haver apenas uma urna. A Constituição Federal proíbe mudanças nas regras em ano eleitoral.
Para o presidente do TSE e o corregedor-geral eleitoral, Aristides Junqueira, essa proibição só vale nos casos em que a mudança influenciar o resultado da eleição, beneficiando algum candidato.
A estimativa do TSE é que, se for mantida a regra de uma urna por sessão, serão necessárias 33 horas para que todos os eleitores possam votar. A previsão é de que cada eleitor leve quatro minutos para votar.
Nessa simulação serão utilizadas cédulas amarelas (para presidente, governador e senador) e brancas (para deputados federais e estaduais).
No lugar de partidos e candidatos, foram impressos nomes de times de futebol (para a escolha de cargos majoritários) e de jogadores (para cargos proporcionais).
A votação será hoje, das 8h às 17h, na escola Ana Maria do Couto, bairro CPA 2. A apuração começa às 18h de hoje e prossegue amanhã.

Texto Anterior: Folha fez simulação há 7 meses
Próximo Texto: Gastos podem ser de US$ 100 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.