São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direita reata diálogo para governar Itália

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Negociações entre a Liga Norte e os neofascistas ontem melhoraram as perspectivas de que a coalizão de direita, que venceu as eleições italianas, chegue a um acordo para nomear um governo.
A Liga Norte começou a criticar a Aliança Nacional (neofascistas) ainda durante as eleições por defender um Estado centralizado. A principal bandeira da Liga Norte é o federalismo.
Depois das eleições dos dias 27 e 28 últimos, Umberto Bossi, líder da Liga Norte, criticou o magnata da TV Silvio Berlusconi, líder da coalizão. Segundo ele, Berlusconi, que se elegeu por um partido (Força Itália) inventado para as eleições, "é uma ameaça para a democracia". Na terça-feira, Berlusconi interrompeu negociações com seu aliados.
A Liga Norte exigiu ontem que o federalismo faça parte da plataforma do novo governo. A Aliança Nacional disse não se opôr ao federalismo desde que a figura do presidente seja fortalecida. Hoje, a principal função do presidente é nomear o primeiro-ministro.
"Estamos disponíveis para negociar o cronograma e a maneira de realizar reformas institucionais urgentes com as quais o próximo governo estará comprometido", disse Berlusconi.

Texto Anterior: Filme reacende debate sobre fascismo italiano
Próximo Texto: Greve de 24h paralisa transporte em Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.