São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira bem seu holerite

Se você recebeu seu primeiro salário em URV na última quinta-feira, é bom dar uma boa olhada no holerite. Todos os valores ali indicados estão também em URV.
Para conferir se o salário está correto, calcule a média em URV dos salários brutos de novembro a fevereiro. Considere também os adiantamentos. A empresa pode ter errado a média.
Os valores em cruzeiros reais devem ser convertidos em URV pelo valor desta no dia do efetivo pagamento do salário. Não inclua o 13º, adicional de férias, parcelas não-habituais etc.
Imposto de Renda e Previdência Social têm regras próprias. Os valores em cruzeiros reais dos demais descontos, segundo a IOB-Informações Objetivas, devem ser convertidos em URV pelo valor desta no dia do pagamento. É o caso de vale-transporte, convênio médico, seguro etc.
No cálculo do IR, o salário deve ser convertido para cruzeiros reais pelo valor da URV no primeiro dia do mês do pagamento. Em seguida, calcula-se o imposto pela tabela do IR do próprio mês.
Apurado em cruzeiros reais, o valor do imposto segue constante até o dia do pagamento do salário. A conversão para URV deve usar o valor desta no pagamento, e não no primeiro dia do mês.
Se for usada a URV na data da elaboração da folha de pagamento, de alguns dias antes, portanto, a diferença em URV deve ser devolvida na folha seguinte.
Nas empresas que adiantam uma parte do salário num mês e pagam o saldo no mês seguinte a conferência do holerite é complicada porque a tributação do IR é pelo regime de "caixa". É tributada a soma dos rendimentos efetivamente pagos dentro do mês.
As contribuições previdenciárias já são em URV (ver tabela no Roteiro de Índices).
Neste mês, houve o desconto anual da Contribuição Sindical ("imposto sindical"), equivalente a 1/30 do salário de março.

Texto Anterior: Prepara-se para enfrentar fila
Próximo Texto: Bovespa teme restrição a investidor externo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.