São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Sebrae "abre as portas" do primeiro balcão itinerante
NELSON ROCCO
Serviço inicia na Grande São Paulo e vai a cidades com mais de 25 mil pessoas Os micro e pequenos empresários têm mais uma forma de conseguir ajuda para iniciar e administrar o negócio: foi instalado, dia 29 de março, o primeiro Balcão Sebrae itinerante. O balcão funciona em um trailer com acomodações para dois consultores, telefone, fax e terminal de computador. As consultas são gratuitas. Caso o interessado precise da ajuda de um consultor especializado, o Sebrae não cobra nada pelas primeiras duas horas. Entre duas e dez horas, o empresário paga 30% do preço normal do consultor. A prioridade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é levar o balcão para cidades com, no mínimo, 25 mil pessoas e 160 empresas. Seu roteiro ainda não está definido, mas deverá atender, em princípio, as cidades da Grande São Paulo. O posto móvel começou a atender na cidade de Guarulhos, onde deve ficar por 30 dias. Em todo o país, segundo Irani Cavagnoli, 49, diretor-superintendente do Sebrae SP, existem cerca de 500 balcões fixos. Somente em São Paulo, o sistema atendeu mais de 75 mil pessoas nos dois primeiros meses deste ano. Cavagnoli diz que o Sebrae tem 17 balcões fixos no Estado e que há demanda para 80. "O custo para instalação fica em torno de US$ 100 mil. Por isso resolvemos criar o balcão itinerante, que requer investimentos de US$ 50 mil." As despesas de manutenção também são mais baixas na comparação com o balcão fixo. É feito um rateio entre o Sebrae, a prefeitura local e outras entidades que participam do projeto, como sindicatos. A previsão do Sebrae é atender entre 2.000 e 3.000 pessoas durante o primeiro mês de funcionamento do balcão. No Balcão Sebrae pode-se conseguir informações sobre os procedimentos para o registro da empresa e obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias. O sistema dispõe de dados sobre linhas de crédito para pequenos empresários, mostra como obter fornecedores e conquistar clientes e aponta dicas de oportunidades. Cavagnoli afirma que o empresário pode saber como conseguir tecnologia adequada às necessidades. A entidade tem um convênio com 40 instituições, como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), da USP (Universidade de São Paulo). Todos os balcões são interligados pelo Sistema Rempac, da Telebrás. Caso os funcionários não tenham a informação necessária à mão, podem consultar toda a rede. (NR) Texto Anterior: Farmácia melhora serviços Próximo Texto: Como montar uma criação de rãs ? Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |