São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autora assina adaptação de fábula espiritualista

ISMAEL FERNANDES
ESPECIAL PARA O TV FOLHA

Autora assina adaptação de fábula espritualista
"A Viagem", fábula espiritualista de Ivani Ribeiro, foi sucesso na Tupi em 75/76. O argumento fala da esperança de vida após a morte. A trama mostra as duas vidas de três personagens –Diná, Otávio e Alexandre–, a primeira como mortais, a segunda no além.
A novela chega à Globo com pequenas modificações. Como em "Mulheres de Areia", a própria Ivani se encarrega de reescrevê-la, ao sabor de temas atuais.
A grande mudança é o destaque que o personagem Otávio Jordão terá na trama –agora na forma de Antonio Fagundes. O advogado durão –que na versão anterior era o terceiro nome da trama– ergueu vôo e virou protagonista.
O personagem teve Altair Lima como intérprete na versão original. Os protagonistas, Eva Wilma e Tony Ramos, faziam um casal atormentado pelo ciúme doentio da mulher. No "remake", Cristiane Torloni e Maurício Mattar retomam os papéis.
Outra figura de destaque na trama que surge com nova roupagem é o marginal Alexandre, vivido originalmente por Ewerton de Castro. Sutil demais no original, o personagem ganhou reforço no roteiro –que o aproxima da bandidagem barra pesada dos anos 90–, e uma cara bonita: Guilherme Fontes.
Uma das tramas paralelas de maior impacto da novela original contava a história de Estela, mulher abandonada pelo marido, que desaparecera sem deixar vestígio. O personagem era de Irene Ravache; agora, é de Lucinha Lins.
Nair Bello, Suzy Rego e Andréa Beltrão vão dar vida aos personagens que foram de Lucia Lambertini, Ana Rosa e Elaine Cristina. Miguel Falabella e Thaís de Campos formam o casal interpretado por Adriano Reys e Joana Fomm em 75.
"A Viagem" foi mais uma prova do talento de Ivani –capaz de unir a história bizarra a uma trama de amor e ódio, como qualquer outro folhetim.

Texto Anterior: Primeira semana tem crime e fuga
Próximo Texto: 'A Viagem' põe mortos e vivos cara a cara; dupla garante humor ao drama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.