São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como funciona um radar

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O radar é um equipamento eletrônico usado para localizar objetos distantes através de ondas de rádio.
O nome é uma abreviatura do inglês "radio detection and ranging", algo como "detecção e determinação da distância por rádio".
Quando uma pessoa liga um aparelho de rádio, está interceptando, através de um "receptor", ondas transmitidas por uma antena.
No caso do radar, a mesma antena serve para transmitir e receber as ondas de rádio.
A antena é apontada na direção onde se espera descobrir o objeto. Ela envia um feixe de ondas de rádio, que batem nos objetos e voltam para ela.
Quanto mais distante o alvo, mais tempo esse "eco" leva para voltar. Isso permite determinar a que distância está o objeto.
O sinal captado pela antena pode ser transformado em imagem em uma tela semelhante à da televisão, permitindo ao seu operador "ver" onde está o objeto.
O radar também permite construir imagens parecidas com fotografias dos objetos. É esse o objetivo do radar do Endeavour –chamado de Radar de Abertura Sintética.(RBN)

Texto Anterior: Radar do Endeavour olha para o Brasil
Próximo Texto: Nova porca pode tornar a chave inglesa obsoleta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.