São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem não for que não reclame depois

ANDRÉ FORASTIERI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Contato com a música nova é a razão de ser do festival Superdemo, do qual já se falou antes e que tem uma segunda edição paulista amanhã no Aeroanta. As bandas que vêm são bem esquisitas e bem interessantes.
Duas são cariocas. Planet Hemp quer dizer "Planeta Fumo", é rap e o nome diz tudo. Outra é Piu Piu e Sua Banda. Piu Piu não tem noção de nada: faz o rock'n'roll mais baixaria do Brasil e promove altas piranhagens no palco.
Graforréia Xilarmônica é outra bizarria. Sempre pensei neles como um cruzamento zoado entre Jovem Guarda e King Crimson, com as melhores letras do Rio Grande do Sul. Já estreou numa coletânea chamada "A Vez do Brasil" e em breve tem disco. O Tiroteio é paulista, sambista, safado. Dá um molho legal de malandragem no muitas vezes playboyzinho mundo do rock. Nesse show o Tiroteio tem participação dos recifenses "mangue-beat" do Mundo Livre S.A., que estão em SP gravando seu primeiro disco.
Finalmente, fazendo sua estréia para o povão está o Linguachula, de Campinas. Como todo mundo sabe ou deveria, piracicabano não gosta de campineiro, mas nesse caso faço uma exceção e aposto que até o meio do ano esses caras já assinaram com alguém.
Quer dizer: as bandas são legais, a festa é bacana, todo mundo que é alguém no rock da cidade vai estar presente. Quem não for, depois não vai poder dizer que já conhecia todo mundo – antes.
Rock TV As TVs sabem quando um filão está pintando e se preparam para capitalizar o que está acontecendo na música brasileira. Além do já sabido programa do Thunderbird na Globo, já estão em preparação mais dois programas na mesma linha: bandas mostrando o que sabem ao vivo. Um, o da CNT, já se prepara para gravar seu piloto. O apresentador deve ser o ex-VJ Otaviano. O outro conto outra hora.
Falando nisso não deixe de checar "Bad TV", o incrivelmente abjeto programa que está passando na CNT no fim da tarde. É puro rock'n'roll e esculhambação morgada, direto do Paraná. "Wayne's World" perde.
Importados Já saíram os novos das furiosas Bikini Kill ("Pussy Whipped"); do Fugazi Júnior Jawbox ("For Your Own Special Sweetheart"); dos japoneses loucos Boredoms ("Pop Tatari"); do tecno-ambiental Aphex Twin ("Selected Ambient Works Part II"). Mas se você é daqueles que fazem questão de estar sincronizadíssimos com os gringos, o disco obrigatório do mês é "Musica Del Diablo Live From The Casbah". O selo é Cargo e a coletânea inclui Honey Blaze, Deadboat e outras novíssimas bandas da tal nova meca do rock americano, San Diego, que não vive só de Rocket From The Crypt. E ainda no setor "recortagens e novidades" a revista "Spin" divulgou suas apostas para 94: Luscious Jackson (rap branco feminino), New Kingdom (rap-metal-jazz-70), Spinanes (que já merece o rótulo "nice-core"), o citado Jawbox e Jeff Buckley (guitarrista cult do East Village e filho do Tim Buckley). Depois a gente vê se eles acertaram.
Você conhece as raízes da música "Caminha Q Aqui é de Osasco", que o "Gringo Dynamite", garotas assim batizadas por causa daquela revista "underground" do Pomba? Você se lembra que o amor continua lindo –especialmente quando protagonizado por duas garotas hippiezinhas em altos beijos molhados?
Você sabe o que fazem jornalistas de música de madrugada? Eu sei: dão baixaria galinhando a meninada. Não eu, não eu, sexta à noite é dia sagrado de cerveja (coisa de macho, meu) e baixaria só dou entre amigos...

Texto Anterior: O grupo alemão Kreator fecha festival de rock pesado em SP
Próximo Texto: Rafaela Fischer segue os passos da mãe, Vera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.