São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Eleitor desconhece partidos dos candidatos

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos paulistanos não sabe identificar a que partido pertence seu próprio candidato presidencial, com exceção de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Oreste Quércia (PMDB).
É o que demonstra pesquisa feita pelo Datafolha no dia 28 com 1.080 paulistanos. Entre os que citaram um candidato de preferência, 90% dos petistas identificam Lula com o PT e 59% dos quercistas sabem que ele é do PMDB.
Mas, no caso de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Paulo Maluf (PPR), Antonio Carlos Magalhães (PFL) e José Eduardo de Andrade Vieira (PTB), a maioria de seus próprios eleitores ignora a que partido eles pertecem.
A partir desse dado fundamental, as perguntas seguintes, propostas aos pesquisadores, ficam de certa forma prejudicadas.
Exemplo concreto: uma das perguntas é com que partido o candidato do pesquisado deve fazer alianças no primeiro turno. Se a maioria ignora a que partidos pertencem quatro dos seis candidatos potenciais que figuraram na pesquisa, as respostas tornaram-se obviamente precárias.
Em todo o caso, a maioria (53%) é favorável a alianças, rejeitadas por apenas 30%. Os que se dizem PMDB são os mais entusiasmados com alianças (63%), enquanto petistas mostram-se os mais reticentes (só 52% a favor).
Entre os eleitores de FHC, a maioria (65%) quer aliança e uma maioria relativa prefere o PT como parceiro (19%). Depois, o PMDB (18%). O PFL é escolhido por apenas 11%.
Mas surge também uma maioria relativa de eleitores de FHC (29% que acha que o PSDB não deve fazer aliança com o PT. Entre os eleitores de FHC, apenas 40% acham boa para o país uma eventual aliança PSDB-PFL.

Texto Anterior: PRN tinha vídeo contra Lula, diz publicitário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.