São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994 |
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Cliente tem sempre razão, diz varejista dos EUA Stew Leonard dá sua receita de sucesso a brasileiros ANTONIO CARLOS SEIDL
A receita foi dada a 140 executivos e fornecedores de supermercados brasileiros por Stew Leonard Jr., presidente da empresa, em seminário da série "Eventos Internacionais", patrocinado pela Folha, ontem em São Paulo. Com um faturamento de US$ 200 milhões por ano nas suas duas lojas no Estado de Connecticut (noroeste dos EUA), a filosofia empresarial da Stew Leonard's é baseada em duas regras inscritas em uma imensa pedra na entrada de cada loja. São elas: "1. O cliente está sempre certo; 2. Se o cliente estiver errado, releia a regra 1." "Vemos em cada novo cliente uma fonte de receita de longo prazo e não apenas uma única venda", disse. Para saber o que seus clientes pensam, Leonard usa caixas de sugestões nas lojas (recebe cerca de cem por dia) e faz reuniões com consumidores. Leonard disse que a política de compras do grupo é baseada na lealdade aos fornecedores. "Garantimos um relacionamento de longo prazo, exigindo em troca qualidade de seus produtos e preços baixos". Fundada pelo avô de Stew Leonard em 1923 como um serviço de entrega de leite, a empresa cresceu sob a gestão de seu pai e em 69 transformou-se em varejista de alimentos. Texto Anterior: Supermercados têm vendas 4% maiores em 93 Próximo Texto: Banco J.P. Morgan e grupo Avipal disputam o controle da Perdigão Índice |
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