São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cliente tem sempre razão, diz varejista dos EUA

Stew Leonard dá sua receita de sucesso a brasileiros

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

"Ouça sempre os clientes". Esta é a receita de sucesso da Stew Leonard's, dos EUA, citada no "Guinness" como a rede varejista de alimentos de maior volume de vendas por metro quadrado do mundo.
A receita foi dada a 140 executivos e fornecedores de supermercados brasileiros por Stew Leonard Jr., presidente da empresa, em seminário da série "Eventos Internacionais", patrocinado pela Folha, ontem em São Paulo.
Com um faturamento de US$ 200 milhões por ano nas suas duas lojas no Estado de Connecticut (noroeste dos EUA), a filosofia empresarial da Stew Leonard's é baseada em duas regras inscritas em uma imensa pedra na entrada de cada loja.
São elas: "1. O cliente está sempre certo; 2. Se o cliente estiver errado, releia a regra 1."
"Vemos em cada novo cliente uma fonte de receita de longo prazo e não apenas uma única venda", disse.
Para saber o que seus clientes pensam, Leonard usa caixas de sugestões nas lojas (recebe cerca de cem por dia) e faz reuniões com consumidores.
Leonard disse que a política de compras do grupo é baseada na lealdade aos fornecedores. "Garantimos um relacionamento de longo prazo, exigindo em troca qualidade de seus produtos e preços baixos".
Fundada pelo avô de Stew Leonard em 1923 como um serviço de entrega de leite, a empresa cresceu sob a gestão de seu pai e em 69 transformou-se em varejista de alimentos.

Texto Anterior: Supermercados têm vendas 4% maiores em 93
Próximo Texto: Banco J.P. Morgan e grupo Avipal disputam o controle da Perdigão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.