São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
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Seminário discute pesquisas eleitorais

DA REPORTAGEM LOCAL

A importância do resultado das pesquisas eleitorais no momento de decidir em quem votar divide o eleitorado paulistano.
Segundo levantamento do Datafolha, 42% dos eleitores acham que o resultado das pesquisas não é um fator importante para decidir em quem votar. Outros 38% acreditam que esse dado é muito importante.
As pesquisas eleitorais foram discutidas ontem no Seminário de Marketing Político. Os resultados do levantamento, realizado no dia 28 de março, foram divulgados durante o evento por Gustavo Venturi, diretor do Datafolha.
A pesquisa revela que os fatores mais importantes para a decisão do voto são as notícias de TV, rádio ou jornal (53%) e as conversas com familiares e amigos (52%).
O seminário reuniu Carlos Augusto Montenegro (Ibope), Carlos Matheus (Gallup), Hiram Pessoa de Mello (PMP), Mauro Salles (Salles/Interamericana), Nizan Guanaes (DM9) e Mara Kotscho (Kotscho Atendimento e Pesquisa) para o debate "Pesquisa Eleitoral - No que Acreditar e Como Usar".
Mara Kotscho afirmou que a divulgação das pesquisas pode estar sujeita a uma "manipulação editorial dos dados". Ela citou a manchete da Folha do último domingo, "Lula e FHC lideram pesquisa", como um exemplo.
Segundo ela, comparar o índice de intenção de voto dos virtuais candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (36%), e do PSDB, Fernando Henrique Cardoso (20%), é o mesmo que dizer que "o Brasil e os EUA lideram a América". Mara Kotscho presta serviços ao PT desde 89.
Gustavo Venturi afirmou que a manchete é "justificável" do ponto de vista jornalístico, já que Lula liderava as pesquisas isoladamente há seis meses e apenas no último levantamento foi registrado um aumento significativo das intenções de voto em FHC.

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