São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Fabricantes divulgam composição de cigarro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os fabricantes de cigarro dos EUA trouxeram ontem a público uma lista secreta com a composição de 599 marcas.
Entre os componentes figuram a amônia e um inseticida.
O congressista da Califórnia Harry Waxman refutou a lista, reiterando acusações de que a indústria manipula os níveis da nicotina nos cigarros para viciar fumantes.
"Novamente os representantes da indústria de tabaco não apenas escondem informação, mas também falseiam a verdade", disse Waxman, do Partido Democrata.
Ele afirmou não confiar nas alegações da indústria sobre a segurança dos ingredientes do cigarro.
Segundo comunicado da empresa R.J. Reynolds Tobacco Co., uma das líderes do mercado, 98% dos ingredientes são aprovados pela FDA (Administração de Drogas e Alimentos dos EUA).
"Eles não são danosos nas condições de uso", diz o comunicado, que foi acompanhado de relatório de seis cientistas reafirmando a segurança dos ingredientes.
Segundo os cientistas, ingredientes divulgados como potencialmente inseguros por Waxman não são usados pelos fabricantes.
"A lista das companhias deve ser submetida a toxicólogos realmente independentes", disse Waxman, que acusou as empresas de estarem mentindo.
Segundo o congressista, as empresas acrescentam nicotina a cigarros com pouco alcatrão, escolhidos por alguns fumantes como opção mais saudável.
A controvérsia sobre o fumo surge nos EUA em meio a pressões sociais sobre fabricantes de cigarros e fumantes.
A FDA estuda a possibilidade de consider a nicotina uma droga.

Texto Anterior: Poluição pode gerar câncer de mama, diz NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.