São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
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Lanchonetes recriam ar dos anos 50

DA REPORTAGEM LOCAL

Recriar o ambiente e o clima dos anos 50, da forma como foram vividos nos EUA, parece ser um bom negócio em São Paulo. Donos de bares e lanchonetes que exploram esse filão estão fazendo planos de expandir os seus negócios.
"O cara que vem aqui quer entrar no passado", diz Eduardo Vitale, 23, proprietário do Little Darling, sobre os frequentadores de seu bar, em Moema.
Uma das mais incrementadas e bem-sucedidas casas ao estilo dos anos 50 na cidade (veja endereços abaixo), o Little Darling deverá ganhar uma filial, no Itaim. "Aos sábados, estou com espera de uma hora aqui", diz Vitale.
No balcão do bar, brilha outra estrela da casa, um aparelho de TV Philco Invicta, de 1961, que exibe vídeos com Elvis Presley.
Mas o que faz a fama do Little Darling é o drinque V-8, uma alusão, no nome, a um potente motor automobilístico do passado. "Como o motor, é a coisa mais forte que temos aqui", diz Vitale.
O V-8 é uma mistura de campari, gim e rum. É servido numa bandeja banhada em álcool, que chega à mesa do cliente em chamas. Clientes mais animados disputam quem aguenta beber mais.
Dono de uma enorme tatuagem com a cara de Elvis Presley, Vitale faz planos de instalar um tatuador no bar, para serviços noturnos nos clientes.
Como Vitale, o proprietário da lanchonete The Fifties (Os Anos 50, em inglês), José Roberto Auriemo, também planeja expandir os seus negócios e montar uma rede de lanchonetes especializada em hambúrgueres. "Isso não é uma moda. As pessoas gostam das coisas daquela época", diz o gerente João Alberto Moraes Alves.
Zeca Alcântara Machado, dono da lanchonete College, também com planos de abrir filiais em breve, diz que os anos 50 seduzem porque agradam quarentões e adolescentes: "Satisfaz o pai, que se lembra das lanchonetes da sua infância, e o filho, que curte o tipo de comida do lugar", diz.(MSy)

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