São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denver fica próxima às principais pistas

A capital do Colorado tem 310 dias de sol por ano

SILVIO CIOFFI
DA REDAÇÃO

Denver não passaria de uma típica cidade do Meio-Oeste dos Estados Unidos se não fosse cercada pelas Montanhas Rochosas. "The Mile High City", que fica exatamente a uma milha (ou 1.609,344 metros) acima do nível do mar, é a capital do Colorado e o ponto de partida para quem vai esquiar.
Apesar dos invernos rigorosos, a cidade tem luz do sol em 310 dias do ano.
Denver ferve em Lower Downtown –região central também conhecida com "LoDo".
"LoDo"tem bares, restaurantes e galerias de arte instalados em predinhos de estilo vitoriano. Quem tiver interesse por esse tipo de arquitetura, um testemunho do tempo em que Denver viveu o "boom" da mineração, pode visitar o Elephant Corral, de 1889 (na 1.444 Wazee Street), o Sugar Building, de 1906 (no 1.530 16th Street), o Morey Mercantile Building, de 1896 (no 1.628 da mesma 16th Street) e o Oxford Hotel (no 1.600 da 17th Street).
O comércio fica em torno da praça Larimer, batizada em homenagem a William Larimer, que fundou Denver em 1859. Na 16th Street, onde há um calçadão, um ônibus moderno funciona entre as 6h e as 23h.
Já na esquina da praça Larimer com a 16th Street funciona um grande shopping center, o Tabor, que além de 60 lojas e bons restaurantes tem uma torre de escritórios. Do mesmo complexo do Tabor Center faz parte o Westin Hotel, com 420 apartamentos (preços e reservas em São Paulo no tel. 011-289-7200).
Ainda próximo ao calçadão, na Arapahoe Street, fica a D&P Tower, de 1909, que é marca registrada dessa cidade de cerca de meio milhão de habitantes.
Em torno da capital, distando cerca de 25 km do centro, estão as pistas de esqui.
Lugarejos muito conhecidos como Aspen e Vail disputam com outros –como Keystone, Breckenridge, Copper Mountain e Crested Butte– a preferência dos esquiadores.
Quando as estações encerram suas atividades, no final de abril, as Montanhas Rochosas se transformam num cenário colorido para onde convergem cavaleiros, alpinistas, caminhantes, entusiastas da asa-delta, do "paragliding" (pára-quedas dirigível), do "mountain bike" e do "rafting"–que é a descida em botes de borracha e em caiaques das muitas corredeiras que se formam com o degelo do pós-inverno.
Esse mesmo degelo brinda o Colorado com um abastecimento de água muito pura, a mesma que é utilizada na fabricação da cerveja Coors, produzida desde 1873 na cidade de Golden.
Tanto faz o que você procura: esporte, diversão, boas compras, boa mesa: se o seu destino são as montanhas do Colorado, todos os caminhos levam a Denver.
Localizada quase no centro geográfico do território norte-americano, Denver é epicentro de 3 milhões de viagens todos os anos e dista, em linha reta, cerca de 1.540 km de Los Angeles, 2.340 km de Washington, 1.700 km de Nova Orleans e 1.600 km de Seattle. (Silvio Cioffi)

Texto Anterior: Cliente escolhe seu cardápio em novo spa; Othon tem novo 4 estrelas em Joinville; O STB oferece flats equipados em Londres; Hotel Brasilton faz promoção da perdiz; Hotel Explora Patagônia promove festa folclórica; Consulado da França está em novo endereço
Próximo Texto: Jockey Club também é espaço de lazer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.