São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zoológico de SP expõe a maior cobra do mundo

Píton veio da Ásia e chega a 15 metros quando adulta

DA REPORTAGEM LOCAL

A maior cobra do mundo, uma píton reticulada da Ásia, está em exposição no Zoológico de São Paulo, na Casa de Répteis 2, recém-inaugurada.
A píton pode chegar a dez metros de comprimento. A que está exposta no zoológico ainda não é adulta e tem cinco metros. Seu diâmetro é igual ao da coxa de um homem adulto.
A píton e outras 12 cobras da mesma família podem ser vistas todos os dias no Zoológico de São Paulo, com exceção das terças-feiras.
Nesses dias, segundo a bióloga Patrícia Gualberto Duarte, 25, é quando elas recebem sua refeição semanal, que consiste em ratos, coelhos e cobaias vivas.
Segundo o biólogo Mario Borges da Rocha, responsável pelo setor de répteis do zôo, essas cobras identificam a presa pelo calor que emana de seus corpos e por isso jamais comeriam animais mortos.
"Embora seja natural que as cobras capturem e comam ratos, coelhos e cobaias, é uma cena forte e por isso a comida é oferecida na ausência do público.
As pítons são as únicas cobras que passam os 90 dias de incubação perto dos ovos. Após colocarem os ovos, elas se enrolam ao redor deles e permanecem lá até o nascimento dos filhotes.
Nesse período as cobras só saem para beber água. Elas nunca se alimentam durante os três meses de incubação.
Entre as 12 cobras expostas junto com a piton estão jibóias e sucuris brasileiras e a sucuri amarela, originária do Pantanal. Todas essas cobras não têm veneno e matam suas presas por estrangulamento.
Casa de Répteis 2 - no Zoológico de São Paulo, aberta ao público diariamente, exceto às terças, das 9h às 17h. Maiores de 11 anos pagam CR$ 2.000. Avenida Miguel Stéfano, 4.241, próximo à rodovia dos Imigrantes.

Texto Anterior: Mãe enterra filho vivo em casa e é presa
Próximo Texto: Secretaria de Saúde de SP registra 29,5 mil casos de Aids em 13 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.