São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme sobre os primórdios dos Beatles estréia hoje nos EUA

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Stu Sutcliffe, o Beatle que não fez parte do melhor dos Beatles, é o principal personagem do filme "Backbeat", que estréia hoje nos EUA contando os primórdios da banda mais famosa do mundo.
"Backbeat", escrito e dirigido por Ian Softley, faz de Paul McCartney, George Harrison e Pete Best (mais tarde substituído por Ringo Starr na bateria) personagens secundários.
A história concentra-se em Sutcliffe (interpretado por Stephen Dorff), que na verdade tocava baixo muito mal e entendia de pintura, em John Lennon, seu companheiro de quarto em Liverpool, e na fotógrafa alemã Astrid Kirchherr, namorada de Sutcliffe que não fazia outra coisa na vida a não ser tirar fotos da banda.
Sutcliffe começou a fazer parte dos Beatles quando Lennon e McCartney escreviam músicas juntos antes de 60 e decidiram criar o grupo.
O filme mostra um John Lennon que considerava a banda mais como uma gangue do que como um grupo de rock. Por esta razão, teria introduzido o amigo pintor.
Em 1960, durante uma apresentação em Hamburgo, na Alemanha, Sutcliffe apaixona-se por Astrid e não volta com a banda para Liverpool.
O rapaz não durou muito. Dois anos depois sofreu um fulminante derrame cerebral que o matou aos 21 anos, meses antes dos Beatles estourarem.
O filme faz parte das comemorações dos 30 anos da chegada dos Beatles aos EUA. Mas no momento é Sutcliffe quem faz sucesso.
A Govinda Gallery, em Washington, apresenta no início de maio uma exposição com 40 pinturas expressionistas de Sutcliffe e a irmã do ex-Beatle, Pauline, acaba de lançar na Inglaterra uma biografia do irmão.
Para completar, uma grande exposição de Astrid Kirchherr com fotografias dos Beatles, incluindo Sutcliffe, será aberta na próxima quarta-feira em Nova York.
O "quinto Beatle" pode ser reconhecido na capa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", no extremo esquerdo da terceira fila dos personagens ali colocados.
"Backbeat" passa sua história em Liverpool e em Hamburgo. Tem interpretações modernas das músicas dos Beatles pelas bandas Sonic Youth, R.E.M. e pelo finado Nirvana.

Texto Anterior: Kathleen Turner vira mãe assassina em "Serial Mom", de John Waters
Próximo Texto: Grupo 1º Ato estréia coreografia de Sonia Mota no Teatro Municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.