São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Qualidade total

"A parceria Folha/Sebrae foi uma das iniciativas mais felizes da atualidade. O produto resultante dessa soma de esforços, bagagem e comprovada experiência é altamente qualitativo, prestando um valioso serviço à sociedade e ao nosso país."
Maria Elizabeti Silva D'Elia, diretora de comunicações do Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

"Quando os frutos se multiplicarem maiores e mais doces, então certamente dirão que são resultados dos fascículos da Qualidade Total, da lavra da Folha e do Sebrae. Neste momento em que empresas privadas grandes e pequenas colimam a necessidade do cliente, superando-a, todos nós estamos ganhando, inclusive no reforço da crença de um Brasil melhor."
José Heraldo Raymundo (Mogi Guaçú, SP)

A reza do vigário
"A propósito da carta publicada dia 15/04 no Painel do Leitor e assinada pelo 'vigário para o Povo da Rua' Júlio Renato Lancellotti, não posso deixar de fazer as seguintes observações: Esse padre é mesmo um tremendo cara-de-pau. Querer incutir nos leitores da Folha que 'todos os dias' reza por mim, Afanasio Jazadji, realmente soa como blasfêmia e tentativa de querer passar um atestado de idiota para seu desafinado rebanho. Além do que já pensava e escrevi dele, soma-se mais essa: enganador. Dispenso essa tal reza, seu vigário, que deve ser daquelas bem brabas, pior do que as de cachoeiras e encruzilhadas em noites de sexta-feiras 13. Outra surpresa minha ao ler a carta: 'Vigário para o povo da rua...' Essa é mesmo do cabo da esquadra!. Por favor, seu vigário, me tire dos seus pensamentos, risque o meu nome do seu caderno e jogue fora aquele alvo com a minha foto já todo furadinho com os seus dardos."
Afanasio Jazadji, deputado estadual pelo PFL-SP (São Paulo, SP)

Betinho
"A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) congratula-se com o jornalista Gilberto Dimenstein, pelo artigo intitulado 'Betinho é vítima' publicado por este conceituado jornal no último dia 8."
Francisco Urbano Araújo Filho, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura –Contag (Brasília, DF)
Oligopólios
"Após ler o artigo-denúncia do jornalista Aloysio Biondi, publicado em 6/03 ('A grande farsa do combate aos oligopólios'), concluo que em qualquer país mais sério, esses pífios 'economistas' aboletados no poder seriam sumariamente demitidos e expostos à execração pública."
José Andrade de Moraes (Santos, SP)

A questão do aborto

"Triste e decepcionante o posicionamento da senadora Eva Blay. Discriminalizar o aborto significaria fazer com que deixasse de ser crime o assassinato de seres humanos inocentes e completamente indefesos."
Fernando Versiani dos Anjos (Belo Horizonte, MG)

"Perfeito, emocionante e sério o artigo da senadora Eva Blay ('É o aborto um programa de governo?'), publicado na edição de 25/03."
Liliane S. Lehmann de Barros (São Paulo, SP)

"Eva Blay escreveu um artigo no dia 25/03 defendendo o aborto. Quero, como leitora católica assídua da Folha, dizer o seguinte: nenhuma lei humana poderá jamais suprir a lei divina que diz 'não matar'."
Cecilia Balbão Filippi Leal (Campinas, SP)

O impeachment de Maluf
"Na edição de 9/04, na coluna 'Ontem na TV', o jornalista Nelson de Sá coloca-me entre os que chamam de 'aproveitadores', porque propus processo de impeachment do prefeito Paulo Maluf, por seu envolvimento na lista do jogo do bicho. Pondero, então: 1) Há uma denúncia oficial, documentada com provas, do procurador-geral do Estado do Rio, o que exige prontas medidas de responsabilização dos envolvidos, sob pena de agravamento do senso de impunidade. No caso de um prefeito, a medida é o processo de impeachment, com amplo direito de defesa; 2) A lista dos bicheiros agrava em muito a crise de credibilidade das instituições e do próprio Estado de Direito, dando espaço às soluções autoritárias."
Maurício Faria, vereador pelo PT (São Paulo, SP)
Preços em URV
"Na edição de 3/03 a Folha informa que o 'Datafolha pesquisa semanalmente 96 itens em 24 supermercados e hipermercados'. Diante disso venho sugerir que a Folha calcule a média dos preços daqueles produtos nos meses de setembro a dezembro/93 e os converta em URV (nos moldes que o governo exige para quem quer converter seus valores em URV) e faça publicar tais informações para que a sociedade possa ter um parâmetro dos preços dos produtos de agora em diante."
Helber B. Ferreira (Fortaleza, CE)
Revisão constitucional
"Mais uma vez caimos na realidade, não sabemos votar, a maioria dos congressistas eleitos se revela incompetentes para a sublime missão de fazer a revisão constitucional."
Afonso Hochreiter (São Paulo, SP)

"Concordo com o encerramento da revisão constitucional. Não podemos entregar uma tarefa tão importante na mão de um Congresso que não possui mais a credibilidade do povo."
Alexandre de Almeida (Guarulhos, SP)
Na contramão do cinema
"Na crônica 'Na contramão do cinema' (Folha, 24/03), o sr. Carlos Heitor Cony anuncia 'entrar mais uma vez na contramão', fazendo questão de não assistir ao premiado filme 'A Lista de Schindler', de Steven Spielberg. O sr. Cony pode ficar tranquilo: já tem a companhia dos governos das Filipinas, da Indonésia, da Malásia e da Jordânia, que gostariam, igualmente, que seus súditos não vissem 'Schindler'."
Luiz Nazário (São Paulo, SP)

Esportes
"Seguindo a iniciativa do leitor Gilberto Gil Ferreira Camargo, nesta Folha, em 4/04, quero apresentar os parabéns a este jornal pelo aumento de espaço dado ao caderno Esporte; contudo, que fique claro o meu repúdio àquele missivista no tocante às críticas endereçadas ao jornalista Alberto Helena Jr., quando atacado seu estilo histórico-informativo. Este país carece de tradição em todas as áreas, por uma característica de total falta de memória de nosso povo."
Luís Duilio de Oliveira Martins (São Paulo, SP)

"Tenho grande admiração por este jornal, mas vejo certa parcialidade e preconceito com relação aos esportes especializados, especialmente com o vôlei, que vem tendo uma cobertura muito aquém dos seus merecimentos."
Ivan Magela Rodrigues (Uberaba, MG)

"Com pequena diferença com relação ao Matinas Suzuki Jr., me permito esboçar 'inovando' um time à Copa 70: Zetti, Jorginho, Julio Cesar, Valdir (Atl/MG), Roberto Carlos, César Sampaio, Cafu e Zinho ou Denner, Edmundo, Bebeto e Romário. Mesmo porque, vai ser muito chato sentar ao lado de alguns cobras e assistir a Copa 94 pela TV."
Mário José Luiz (São Paulo, SP)

Pão e circo
"Dois fatos importantes que esse jornal traz à tona. Primeiro com Marcelo Coelho (Ilustrada, 6/04), com um título bem providencial de que 'Maluf retira o pão e mantém o circo'. O segundo no Cotidiano (pág. 2): 'Pais protestam contra condições de ensino'. Claro que da rede municipal, pois as escolas estaduais deixaram de existir há mais tempo."
Antonio Carlos Fonseca (São Paulo, SP)

Texto Anterior: A utopia possível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.