São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
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ROCHELLE COSTI/FOLHA IMAGEM

concurso escolhe melhor

FACHADA
Certa vez um jornalista inglês, trabalhando no GP de F-1 em Interlagos, escreveu: "São Paulo é tão romântica quanto um cachorro morto". Chocado com imagem de cidade deteriorada que a Paulicéia deixou no visitante, o publicitário Carlos Chiesa, 45, presidente do Clube Criação de São Paulo, decidiu promover a partir deste ano, junto com a Revista da Folha, o Prêmio Fachada.
Com esse concurso, o Clube de Criação –entidade que reúne publicitários paulistanos– e a Revista da Folha pretendem incentivar os lojistas a darem soluções melhores às fachadas de seus negócios. "São Paulo sofre um processo de perda de qualidade de vida, porque tudo é feito sem planejamento ou respeito. A idéia é estimular as pessoas a deixar a cidade mais bonita. É um prêmio estético", diz Chiesa. Ele afirma também que hoje, na frente dos edifícios, virou costume colocar painéis metálicos, supostamente modernos, que escondem a arquitetura e tornam as fachadas ainda mais feias.
Qualquer lojista poderá se inscrever no concurso, com final previsto para novembro. Serão premiados os autores, os construtores ou os próprios lojistas. Será preciso apresentar fotografias e texto detalhado do projeto realizado, os problemas e as soluções encontradas, explicando com desenhos e slides como foram casados o objetivo comercial e a preocupação com a paisagem urbana.
Entre os critérios de avaliação estarão originalidade, resgate histórico e uso de materiais novos. O regulamento, em fase de preparação, será divulgado na Revista da Folha. Uma comissão julgadora, formada por publicitários, designers, diretores de arte e arquitetos, vai avaliar os projetos. Os vencedores vão receber uma placa para ser afixada na loja, como reconhecimento de excelência, "exatamente como acontece com os guias de restaurantes", afirma Chiesa.

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