São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucia Soares emplaca estilo descontraído na Bandeirantes

ANNETTE SCHWARTSMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

PERFIL
Nova apresentadora substitui Silvia
Poppovic com bom-humor e improviso
Lucia Soares, no cenário do jornal local 'Rede Cidade'
Quem assistiu à cobertura do último Carnaval baiano pela Rede Bandeirantes foi surpreendido pela figura simpática e despachada de Lucia Soares, 29. Tranquila e sorridente, ela funcionava como uma espécie de âncora, coordenando ao vivo as entradas dos repórteres.
"Que tranquila que nada! Eu comecei supertensa e só fui me soltando ao longo do Carnaval, graças à ajuda dos baianos", rebate Lucia, que tinha trocado a Cultura pela Bandeirantes na véspera da viagem à Salvador.
Apesar da autocrítica, sua atuação foi notada pelos novos patrões e quando o jornal local "Rede Cidade" sofreu a baixa de vários nomes, no final de março, Lucia foi convocada para substituir Silvia Poppovic.
Assim, desde o último dia 30, Lucia divide a apresentação do telejornal local com José Paulo de Andrade, atividade que acumula com a de repórter do "Jornal Bandeirantes".
"Nunca pensei que fosse fazer jornal", diz Lucia, que sempre preferiu atuar como repórter de comportamento e variedades e trabalhou durante sete na Cultura –passando pelos programas "Metrópolis" e "Vitória", entre outros.
Modesta, Lucia diz que não será fácil substituir a colega Poppovic à altura. "Achava a Silvia o máximo, super à vontade no vídeo. Ela fazia um contraponto legal com o José Paulo", diz Lucia, que confessa ter um "certo trauma" como apresentadora.
Quando ainda era estudante de jornalismo, foi trabalhar na TV Gazeta e acabou ganhando a apresentação de um programa. Com poucos recursos, a emissora não dispunha de um aparelho fundamental chamado teleprompter –uma câmera que mostra o texto a ser lido. "Eu tinha a sensação de que ia perder a linha", lembra Lucia. "Fui jogada muito verde no ar", conclui.
"Mas estou gostando", remenda a apresentadora, que aposta no conceito de telejornalismo local. Também estão gostando os seus colegas de trabalho. Um dos maiores fãs é o assistente de estúdio Airton Mangini, vulgo Bolinha, que não poupa elogios. "Ela fica o tempo todo lendo e melhorando a abertura das matérias", diz. Entre seus atributos, Bolinha aponta a persistência e a improvisação. "É ótima repórter e vai se dar bem como apresentadora.", conclui.
Lucia acha que ainda deve se familiarizar mais com o formato do jornal. "Preciso ficar mais à vontade, entrar no clima", diz. Mas já colhe os primeiros frutos do sucesso. "Depois que vim para a Bandeirantes passei a ser reconhecida pelos caixas do McDonalds", brinca.

-(Annette Schwartsman)

Texto Anterior: Bomba! Bomba! Autores de '74.5'-;
Próximo Texto: Videocassete da Facit automatiza algumas novas funções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.