São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Catalisador reduz poluição

EDUARDO VIOTTI
DA REDAÇÃO

Catalisador reduz a poluição
O catalisador é um abafador no cano de escapamento. Diminui a poluição causada pelos gases venenosos expelidos pelo motor.
A explosão do combustível dentro dos cilindros (energia que proporciona o início do movimento da máquina) faz surgir diversos gases. O mais conhecido é o monóxido de carbono. Mas o mais venenoso talvez seja o NOx (óxido de nitrogênio).
Esses gases são a maior fonte de poluição atmosférica em grandes aglomerados urbanos. No Brasil, a partir de uma iniciativa de técnicos da Cetesb (empresa estatal que cuida da questão ambiental no Estado de São Paulo), de 1986, há uma lei antipoluição veicular, eficiente. Chama-se Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares).
Para atender aos limites impostos por essa lei, as montadoras foram obrigadas a investir e equipar seus carros com injeção eletrônica no lugar do carburador e catalisador no escapamento.
Alguns motoristas eliminam o componente com o objetivo de aumentar o desempenho do motor.
Em hipotése alguma, mesmo em caso de manutenção do sistema do escape, o catalisador deve ser retirado.
Primeiro por uma questão ética. O motorista cidadão deve colaborar no combate à poluição do ar.
Segundo, por questões técnicas. Sem catalisador, o motor exigiria recalibragem em seus sistemas de alimentação e ignição. Em sistemas eletrônicos, a operação é mais complicada.(Eduardo Viotti)

Texto Anterior: Na troca do tubo de escape prefira componente original
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.