São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
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Coca-Cola reage contra imitações de supermercados britânicos

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

A Coca-Cola declarou guerra ontem contra uma cola concorrente. Desta vez, porém, não é a arqui-rival Pepsi-Cola, mas a maior rede de supermercados britânica, a Sainsbury.
É mais uma briga entre varejistas e fabricantes, que pode levar à proibição das marcas próprias dos supermercados britânicos.
A Sainsbury lançou ontem a sua própria cola, chamada de Classic Cola, com embalagem, nome e gosto imitados da marca mais famosa do mundo e uma grande diferença, chega mais barata ao consumidor.
A Coca-Cola reagiu colocando anúncios de página inteira na imprensa britânica pedindo que seus consumidores não comprem a imitação.
A polêmica ocorre quando o Parlamento debate uma nova lei sobre marcas.
Não apenas a Coca-Cola, mas outras gigantes multinacionais como a suíça Nestlé e a americana Procter & Gamble estão pressionando os parlamentares a incluírem uma proibição às marcas próprias das redes varejistas.
O argumento é que os supermercados lançam produtos quase idênticos aos das grandes empresas aproveitando-se dos investimentos delas em propaganda e estudos de marketing.
A rede Sainsbury, por exemplo, já tem quase dois terços de seu faturamento oriundos de suas próprias marcas, sempre mais baratas que aquelas que imita.
As organizações de defesa do consumidor também são arma nesta guerra. Estão do lados dos varejistas.
O argumento é simples. No momento em que colocam esses produtos no mercado, os varejistas dão opções maiores e mais baratas aos consumidores.

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