São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM vai prender oficial que apurava o bicho

SÉRGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O comandante da PM (Polícia Militar), coronel Carlos Cerqueira, decidiu determinar a prisão do tenente-coronel Walmir Alves Brum, acusado de passar para a imprensa a lista apreendida em escritório do bicheiro Castor de Andrade.
Brum ainda deverá ser julgado por Auditoria Militar, sob a acusação de ter infringido regulamentos da PM. Caso seja considerado culpado, poderá ser expulso da PM.
Até segunda-feira, Brum comandava a Chefia da PM, cargo ocupado desde fevereiro de 90.
Em entrevista à Folha, ontem à tarde, Cerqueira disse que vai decretar a prisão por transgressão disciplinar. Brum não quis falar sobre a provável prisão. Ele pode ser detido por até 30 dias.
"Além de vazar informação sigilosa, ele mentiu ao negar que o tenha feito", disse Cerqueira.
Para estipular a pena e dar ordem de prisão, Cerqueira espera o fim da sindicância interna que apura o vazamento de informações e a destruição de uma lista encontrada na "fortaleza" de Castor.
Brum foi interrogado e nega ter passado a lista para jornalistas. Para o comandante, Brum mentiu.
"Estou convencido de que foi ele o responsável pelo vazamento", disse o comandante, que negou que Brum estivesse à frente das apurações sobre o bicho.
A sindicância deverá concluir que Brum violou três artigos do Código da Polícia Militar: artigos 228 (divulgação de segredo), 230 (violação de segredo profissional) e 316 (supressão de documento).
No interrogatório a que foi submetido, Brum diz que rasgou uma lista de computador com nomes de delegados da Polícia Civil e oficiais do 14º Batalhão de PM.
Brum alegou que outras cópias da lista estavam em poder do Ministério Público e do serviço secreto da PM. O comandante do serviço secreto, Marcos Paes, foi interrogado e negou que tivesse cópias.
Segundo o comandante, só havia três cópias da lista. Uma ficou com os procuradores, outra com Paes e, a terceira, com Brum.

Texto Anterior: Governo propõe parceria com setor privado para criar usinas
Próximo Texto: Serviço secreto tem nova chefia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.