São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados convocam Biscaia

RONALDO FRANÇA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O procurador-geral de Justiça do Rio, Antonio Biscaia, terá de comparecer na quarta-feira à Alerj (Assembléia Legislativa do Rio) para prestar esclarecimentos sobre a investigação do jogo do bicho.
Sua convocação foi aprovada ontem por unanimidade (7 votos a 0) na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj.
A mesa diretora da Assembléia Legislativa do Rio aprovou também requerimento convidando o governador Nilo Batista, o comandante da PM, Carlos Nazareth Cerqueira, e o secretário de Polícia Civil, Mário Covas, para explicarem a crise da polícia em plenário.
Sobre Biscaia, a oposição acredita que este pode ser o primeiro passo para o seu afastamento.
Basta que a CCJ encaminhe o pedido e que ele seja votado e aprovado em plenário.
O afastamento só poderia ser decidido com votos da maioria absoluta –36 dos 70 deputados.
O PDT, que tem o maior número de deputados citados na lista de propinas, tem também a maioria dos votos na CCJ e no plenário.
A bancada do partido, somada aos deputados fiéis ao presidente da Alerj, José Nader (PDT), aliado do ex-governador Leonel Brizola, totaliza 48 votos –portanto 12 a mais do que o necessário.
Biscaia foi comunicado ontem mesmo da convocação. Sua presença é obrigatória, conforme determina a Constituição Estadual.
Até o final da sessão de ontem, não se tinha certeza, na Assembléia, se o afastamento do procurador é competência única da Casa ou se o pedido de abertura do processo de cassação tem que ser confirmado por dois terços dos integrantes do Órgão Especial do Ministério Público.
Biscaia irá à Assembléia no mesmo dia dos secretários de Polícia Civil, Mário Covas, e de Polícia Militar, coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira.
A presença dos secretários foi determinada através de um requerimento apresentado pelos partidos de oposição.

Texto Anterior: Entidade defende oficial afastado
Próximo Texto: Deputada diz que viu nome de Biscaia na lista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.