São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trio de atores garante comédia

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Filme: Dois Velhos Rabugentos (Grumpy Old Man)
Produção: EUA, 1993
Direção: Donald Petrie
Elenco: Jack Lemmon, Walter Matthau, Ann-Margret, Daryl Hannah
Onde: a partir de hoje nos cines Olido 2, Liberty, Iguatemi e circuito

Uma comédia com Jack Lemmon e Walter Matthau nos papéis principais parte com 50% de seus problemas resolvidos: é certeza de que nenhuma "gag" se perderá por erro de ritmo ou por uma entonação defeituosa dos atores.
Se a eles se acrescenta uma estrela como Ann-Margret, a margem de erro diminui um pouco mais. Restava fazer uma comédia, a partir da história dos dois viúvos de Wabasha, pequena cidade de Minnesota (EUA), que passam o tempo pescando no gelo e vendo a vida se escoar. Nas horas vagas, dedicam-se a se odiar mutuamente por conta de uma rixa ocorrida há não menos de 50 anos.
O roteiro é do novato Mark Steven Johnson, 29, que tem a incontestável vantagem de ter nascido em Minnesota. Isto é, "Dois Velhos Rabugentos" não é um filme que poderia acontecer em qualquer outro lugar: tudo é determinado pelo clima gélido da cidadezinha.
É ali que desembarca certo dia a ardente Ariel Truaux (Ann-Margret), professora de literatura, viúva também e ao que tudo indica disposta a arranjar um novo marido em curto prazo. Isso bastará para reavivar os dois velhos e, ao mesmo tempo, reanimar a eterna rivalidade.
Um tema dessa natureza poderia ser tratado com a devida grosseria. Como imaginar que homens com quase 70 anos têm direito a se apaixonar e casar (e, o que é pior, com Ann-Margret)? Mas o estreante Donald Petrie teve o bom-senso de respeitar seus personagens tanto quanto o elenco que tinha nas mãos: é um dos motivos que o levaram a realizar uma comédia que, se está longe do genial, está mais longe ainda do desagradável.

Texto Anterior: Latorraca encarna doutor Jekyll e mister Hyde
Próximo Texto: 'Baraka' traz mito em dezenas de países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.