São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto na Alemanha marca o 105º aniversário de Adolf Hitler

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Protesto na Alemanha marca o105º aniversário de Adolf Hitler
Um protesto anti-racismo realizado em Berlim (Alemanha) ontem –105º aniversário de nascimento do líder nazista Adolf Hitler– causou confrontos entre cerca de 3.000 de militantes de esquerda e a polícia.
Os manifestantes atiraram tijolos e garrafas contras os carros da polícia. O combate com a tropa de choque durou quase uma hora em uma praça comercial no centro da capital alemã.
Adolf Hitler foi líder do Partido Nacional Socialista (nazista), e em 1934 assumiu poderes absolutos na Alemanha. A invasão alemã da Polônia, em setembro 1939, deu início à Segunda Guerra Mundial.
Os nazistas alemães consideravam superior a raça ariana (da qual diziam ser os descendentes mais "puros"). Hitler foi responsável pela campanha de terror que matou 6 milhões de judeus.
A marcha de protesto foi organizada após o cancelamento da partida de futebol entre as seleções da Inglaterra e da Alemanha.
O jogo foi adiado porque autoridade britânicas temiam a ação de militantes de extrema direita.
Dez pessoas foram presas e centenas ficaram feridas. Segundo a polícia, nenhum grupo neonazista foi visto durante o protesto.
Em Russe, na Bulgária, milhares de panfletos com frases de Hitler foram distribuídos, segundo a agência búlgara "BTA".
"Uma nação ração, uma raça", diziam os papéis. Muros da cidade estão pichadas com a suástica (símbolo nazista) e lemas antijudaicos e antiturcos.
Em Moscou, Rússia, a União Nacional Russa, um grupo fascista paramilitar, comemorou o aniversário de Hitler com uma passeata.

Texto Anterior: França apóia sentença de Touvier
Próximo Texto: Mulher de Ames nega ser espiã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.