São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basquete masculino convoca os novatos para disputar Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez desde a conquista da medalha de bronze em 1978 nas Filipinas, a seleção brasileira vai disputar um Mundial de Basquete sem seu principal cestinha: o ala Oscar.
A lista dos convocados da seleção para o Mundial de Toronto, no Canadá, de 4 a 14 de agosto próximo, foi divulgada ontem.
Oscar, que joga na Espanha, e o pivô Israel, que atua na Itália, não figuram na lista. Oscar já havia anunciado que não jogaria mais pela seleção porque não se sentiria bem no banco de reservas, já que a política da seleção visa renovação.
"O Brasil passa por um período de transição e procura novos valores. Daí a preferência pelos novatos", afirmou Ênio Vecchi, 34, técnico da seleção.
Sobre outros nomes, como o cestinha Luiz Felipe, do Blue Life, jogador experiente, ele disse que não falaria nada. "Tenho minhas preferências e critérios técnicos'. Prefiro falar dos convocados".
Vecchi está otimista quanto às chances de o Brasil passar na primeira fase do Mundial, quando disputará duas vagas com as seleções dos EUA ('Dream Team 2', o Time dos Sonhos 2), Espanha e China.
"Nossa meta é trabalhar bastante para passar pela primeira fase; depois tentar ficar entre os quatro melhores; e, a seguir, lutar por uma medalha", declarou Vecchi, que dirige o time principal do Sírio, em São Paulo.
Paulinho Villas Boas, que havia solicitado dispensa da seleção que conquistou a vaga do Mundial na Copa América em agosto passado, figura entre os convocados. Outro que volta à seleção é o assistente técnico Waldir Boccardo.
Márcio, irmão de Luiz Felipe, e Júnior, filho do técnico José Edvar, jogadores do Palmeiras, têm suas chances na seleção. A convocação envolve dez jogadores que, no ano passado, conquistaram a medalha de bronze no Mundial Sub-22.
Os convocados ficarão concentrados no Clube dos 500 e treinarão a partir do próximo dia 10 em Guarantinguetá (SP).
A seleção jogará três torneios para testes com um time universitário dos EUA, Angola e Eslovênia nas seguintes cidades: Belo Horizonte (dias 4, 5 e 6 de junho), Brasília (dias 8, 9 e 10) e Rio de Janeiro (dias 12, 13 e 14).
Já definida com os 12 jogadores do Mundial, a seleção vai participar ainda de torneio na Alemanha, a partir de 11 de julho e, a seguir, dos Jogos da Amizade na Rússia. No dia 29 de julho a equipe deverá estar em Toronto, sede do Mundial.

Texto Anterior: Miami Heat ganha última vaga para o playoff
Próximo Texto: Corinthians faz estréia no Sul-americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.