São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma colher no gargalo da garrafa evita perda de gás

SEM MISTÉRIO
Uma colher no gargalo de uma garrafa evita perda de gás?José A. Cruz, 47, engenheiro, Conselheiro Lafaiete (MG)José Atilio Vanin, do Instituto de Química da USP, responde:
"Não evita!
"O gás do refrigerante é o gás carbônico, designado pelos químicos com o nome de dióxido de carbono, CO 2.
"A 30ºC é possível dissolver cerca de 0,6 litro desse gás em um litro de água pura. A solubilidade aumenta quando a temperatura diminui.
"A 25ºC dissolve-se 0,7 litro do gás por litro d'água; 0,85 litro a 20ºC; 1,2 litro a 10ºC e 1,7 litro a 0ºC."
"Assim, o que evita a perda de gás é o ato de colocar o refrigerante na geladeira. Não existe nenhum efeito de físico-química de superfícies ligado à colherzinha.
"As solubilidades do gás carbônico no refrigerante são menores que os valores para a água, devido à presença de corantes, ácidos e diversas substâncias responsáveis pela aparência e pelo sabor.
"Mesmo nessa solução complicada, a solubilidade do gás aumenta quando a temperatura abaixa.
"Isso também explica porque água mineral gaseificada permanece inalterada (sem perder gás) por muito tempo, mesmo quando não é posta na geladeira.
"É que a solubilidade do gás carbônico é suficiente em água pura para que ele permaneça dissolvido."
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: A educação de um "serial killer"
Próximo Texto: Brasileira inova na calcinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.