São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma farmácia?

Paula Stefanovitz, Olímpia, SP.

Se você está interessada em montar uma farmácia, a primeira coisa que deve saber é que o setor é altamente competitivo.
O ponto comercial deve ter uma área mínima de 60 m2 e situar-se em bairros de alta densidade populacional.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma farmácia deve contar com pelo menos 10 mil clientes potenciais para garantir um mínimo de lucratividade.
O comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos é regido pela lei nº 5.991/73, regulamentada pelo decreto-lei nº 74.170/74.
Ao solicitar a licença de funcionamento, você deve apresentar prova de constituição da empresa na Junta Comercial de sua cidade.
Deve ter um contrato com o responsável técnico (farmacêutico) e prova de sua habilitação legal expedida pelo Conselho Regional de Farmácia.
O investimento inicial da empresa será composto do investimento fixo (prateleiras de aço, balcões de atendimentos, vitrines, máquinas de calcular) e de capital de giro para o estoque inicial, gastos com mão-de-obra e despesas de administração.
O valor deste investimento varia entre US$ 30 mil e US$ 50 mil para adquirir todas as instalações da farmácia e obter um estoque mínimo de mercadorias para revenda.
Em relação aos custos de funcionamento você deverá considerar os salários mensais e encargos sociais dos empregados, o aluguel do imóvel e a retirada de pró-labore dos sócios.
Deve ainda considerar gastos com água, luz e telefone, despesas gerais de escritório, remuneração do farmacêutico, honorário do contador e outras despesas diversas.
A margem de lucro operacional geralmente varia de 3% a 15%, de acordo com o giro da mercadoria e com a política de venda de cada empresa.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Cursos dão noções básicas de manipulação de alimentos
Próximo Texto: Artesão faz móveis 'personalizados'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.