São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM realiza "blitz" para reduzir delitos de policiais

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não é apenas a corrupção de policiais pelo bicho que dá dores de cabeça ao comando da PM. Desde 91, a corporação tenta sem sucesso reduzir outros tipos de delitos cometidos por soldados e oficiais.
A circular reservada nº 008/554/91, do coronel Jorge da Silva, chefe do Estado-Maior, dirigida aos chefes de unidades, pede que os soldados sejam fiscalizados quando forem ao trabalho em carros particulares, esbanjarem dinheiro ou ostentarem bens incompatíveis com os vencimentos.
Entre os 17 itens da circular que mostram condutas que podem ferir a imagem da corporação constam a frequência de PMs durante as folgas em casas de prostituição, bares, boates e pontos do bicho.
Outro documento reservado do Estado-Maior, intitulado "Pesquisa sobre o perfil de PMs excluídos por desvio de conduta", mostra as características dos 165 soldados expulsos da corporação por envolvimento com o crime em 91.
Mais dos 80% dos excluídos trabalharam em batalhões da zona sul. A conclusão é que os soldados foram contaminados pelo desejo de ter bens. Segundo o estudo, cometeram crimes porque passaram a desejar ter os bens e prazeres dos moradores ricos.

Texto Anterior: Dossiê da PM revela 15 envolvidos em conexão
Próximo Texto: Decisão sobre punição de Valmir Brum pode sair hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.