São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo carteira livre rende mais que fundão

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

Os fundos carteira livre renda fixa estão rendendo mais do que os fundões (fundos de aplicação financeira).
As duas aplicações têm a mesma vantagem da retirada diária com rendimento.
Os fundos carteira livre possuem 49% dos recursos aplicados em títulos de renda fixa (como os CDBs) e o restante no mercado acionário. O fundão aplica em títulos do Tesouro Nacional e papéis de renda fixa.
Antonio Couto Cardoso, diretor do Banco Real de Investimento, diz que os fundos carteira livre renda fixa realizam operações no mercado acionário, fazendo com que o rendimento seja fixo.
As alíquotas de IOF aplicadas sobre o fundão até o 15º dia útil são as mesmas que incidem sobre o fundo carteira livre.
Passado esse prazo, os dois fundos ficam livres do pagamento do IOF.
As instituições costumam realizar o resgate automático sobre as aplicações no fundo carteira livre, permitindo a cobertura de saldo negativo da conta corrente.
Há também fundos carteira livre ações que deixam os 51% dos recursos aplicados no mercado acionário sem nenhuma "trava" com operações de renda fixa.
O investidor corre o risco do mercado acionário, devendo estar disposto a assumir perdas.
Os bancos estão procurando deixar claro para o investidor a diferença entre os dois tipos de fundos. O Banco Real deve criar um fundo carteira livre ações para se diferenciar do que existe hoje (fundo carteira livre renda fixa).
O investidor deve procurar saber se o eventual fundo carteira livre existente em seu banco é de renda variável (ações) ou de renda fixa, antes de realizar a aplicação.
A média de ganho do carteira livre renda fixa em relação ao fundão foi de 2,3% ao mês de dezembro de 1993 a março último.
Couto diz que mesmo quando há queda nas cotações nas Bolsas "não há risco" de perda para o investidor, pois as aplicações são "travadas" em operações de renda fixa no mercado de ações.
Os limites de aplicação nos fundos variam entre agências do mesmo banco e entre instituições financeiras.
No caso do Banco Real, Couto disse que a instituição decidiu fixar em cem URVs o limite inicial para qualquer fundo de investimento.

Texto Anterior: Justiça pede investigação à Receita sobre Daniel Birmann
Próximo Texto: Fundão perde rentabilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.