São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só 20 partidos podem concorrer

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é qualquer partido que consegue lançar candidato para Presidente. Para diminuir o número de partidos nas eleições, existem uma série de exigências. Hoje só 11 partidos podem ter candidato próprio (quadro à esquerda).
Outros nove partidos podem participar da eleição se formarem coligações (quadro à direita). Isto é, quando mais de uma partido apoia o mesmo candidato.
A mesma situação se repete em São Paulo, na eleição para governador e senadores federais.
Para um partido ter candidato à Presidência, precisa ter tido pelo menos 5% dos votos válidos na última eleição para deputado federal, em 19990.
Outra exigência era, em 30 de setembro do ano passado (quando entrou em vigor a lei), ter pelo menos 15 titulares na Câmara dos Deputados (em Brasília).
As coligações só podem ter candidatos se forem formadas por pelo menos um partido que atenda a essas exigências. Ou então se seus partidos somados atenderem.

Texto Anterior: Teen não quer perder eleição
Próximo Texto: Saiba mais sobre os poderes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.