São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme narra conflitos amorosos

DE LONDRES

Filme: Um Amor de Verdade
Direção: Anthony Minghella
Elenco: Matt Dillon, Mary-Louise Parker, Anabella Sciorra
Salas: Belas Artes - sala Villa Lobos, Cinearte, Arouche A e Morumbi 6

Estréia hoje em São Paulo "Um Amor de Verdade", primeiro filme americano do diretor britânico Anthony Minghella. Apesar de ser apresentado como uma comédia romântica, falta humor e falta romantismo.
Em "Um Amor de Verdade", o eletricista Gus (Matt Dillon) namora a enfermeira Rita (Mary-Louise Parker). Ele mantém, porém, uma relação de amor e ódio com sua ex-mulher, Lee (Anabella Sciorra).
Lee, estudante universitária, despreza a ignorância e os maus modos de Gus. Ela tem um caso com seu professor de literatura (William Hurt).
Os divorciados, desquitados e separados em geral vão se identificar com várias passagens, como o constrangimento de certos encontros, o ciúme da nova namorada etc. O diretor Minghella acredita que os erros do passado podem ser corrigidos, mas não se põe o problema de como seria a vida de Gus e Lee após a reconciliação.
Em boa parte do filme o maior problema de Gus, porém, é parar de pagar a pensão para Lee. Com esse dinheiro ele poderia participar de um negócio que seus colegas de trabalho estão planejando. Uma das táticas do eletricista é tentar arranjar um novo marido para sua ex-mulher.
Esses entrelaços amorosos são pontuados por cenas de situações cotidianas, de trabalho, acidentes, reunião com amigos, brigas, crises e festas das respectivas famílias italianas em Nova York.
Mas ao privilegiar fazer um retrato do cotidiano dessas pessoas, o diretor retirou comicidade e romantismo da história. Não restou muita coisa para contar história, a não ser um retrato vazio e sem força.(HS)

Texto Anterior: Vida de mendigos é tema de melodrama
Próximo Texto: Marina traz a São Paulo melancolia de 'O Chamado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.