São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista brasileira mostra aquarelas sobre flora

CARLOS EDUARDO LINS E SILVA
DE WASHINGTON

A artista Maria Werneck de Castro abre hoje na Biblioteca do Congresso, em Washington, mostra individual de aquarelas sobre a flora brasileira.
Werneck, 89, faz conferência às 10h30, antes da inauguração da exposição, que estará aberta ao público até 23 de maio.
São 30 aquarelas que retratam espécies botânicas já extintas ou extinção, em especial das regiões da Mata Atlântica e dos cerrados.
Outros 18 quadros de Werneck estarão expostos durante o mesmo período na sede do Instituto Cultural Brasil-EUA, também em Washington.
A Biblioteca do Congresso até agora só havia promovido uma mostra individual de artista brasileiro: Cândido Portinari, na década de 1940.
Werneck é considerada a principal artista botânica brasileira. Ela iniciou sua vida artística como ilustradora de anatomia patológica. A partir de 1959, passou a se dedicar à iconografia botânica.
Ela trabalhou com o botânico Ezequias Paulo Heringer, com o colecionador de orquídeas Gudo Pabst e na Universidade de Brasília.
A Universidade de Pittsburgh, Pennsylvania, costa leste dos EUA, adquiriu na década de 70 uma coleção de seus trabalhos.
Em 1970, Werneck montou exposição individual em Tóquio com aquarelas representando diversas espécies de orquídeas brasileiras.
No catálogo da mostra a ser inaugurada hoje, Werneck diz que a idade a forçou a parar de desenhar mas que ela se sente confortada com a certeza de que o número de ilustradores científicos no Brasil está crescendo.

Texto Anterior: A lei vale para um e é feita para todos
Próximo Texto: 'A Família Buscapé' cria a platéia caipira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.