São Paulo, segunda-feira, 2 de maio de 1994
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Grupo de Senna é diversificado

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Ficou vazio o escritório do 13º andar do envidraçado Centro Empresarial Vari, em Santana (zona norte).
É desse Q.G. que Ayrton Senna comandava um colar de empresas, com ajuda do pai, Milton da Silva, do irmão Leonardo e do primo Fábio Machado.
São 25 funcionários atuando nos três braços da holding (empresa mãe), a Ayrton Senna Promoções e Empreendimentos.
A morte do piloto coincide com a fase de maior visibilidade dos negócios que ele vinha consolidando, preocupado com o futuro fora das pistas.
Em março começou a circular, com 150 mil exemplares, a revista quinzenal "Senninha", que consumiu US$ 2 milhões.
Outros US$ 2 milhões estavam programados para o lançamento do personagem no Japão e outros países do circuito da fórmula 1.
Senna cuidava pessoalmente do projeto de um desenho animado com 52 episódios, uma produção oriental em parceria com um grande estúdio norte-americano.
Fundada em 1990 para administrar a concessão do uso da marca (um "S" estilizado, como uma das curvas do autódromo de Interlagos), a Ayrton Senna Licensing projetava colher US$ 10 milhões até 1995.
Os produtos licenciados têm como alvo consumidores da classe AB (no topo da pirâmide de renda), de 17 a 35 anos.
A logomarca batiza, desde 1992, um barco de 42 pés para cruzeiros de médio curso, produzido pela Fast Boats e à venda por cerca de US$ 200 mil.
Além disso, a Sega vendeu, até dezembro de 1993, 800 mil cartuchos de um game protagonizado pelo piloto.
Ainda este mês, Senna cumpriria contrato de publicidade com a equipe de moto-ciclismo Cagiva. Um modelo de moto Ducatti recebeu seu nome, assim como uma "moutain bike" lançada pela Carraro, também italiana.
O braço automotivo da holding (Senna Import) adquiriu, em 1993, uma concessionária Ford e exclusividade da importação de veículos Audi.
Os carros foram desembarcados de um avião, na noite de 29 de março, no hangar da Varig, na presença de 2.000 convidados, em festa animada por Jô Soares.
Fogos de artifício iluminavam a pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O irmão e sócio Leonardo declarou que foram gastos US$ 5 milhões no empreendimento. A expectativa é de vender mil unidades até dezembro.
O grupo passou a atuar, este mês, no setor de importação de eletrodomésticos da italiana De Longhi, em associação com a empresa paulista Reflex.
Está prevista a implantação de uma f'ábrica na Zona Franca de Manaus em 1995, que deve impulsionar vendas de US$ 20 milhões já no ano seguinte.
É tangível o potencial despertado pela carismática personalidade do piloto.
Testes encomendados pelo Banco Nacional, cuja marca estampava o macacão e capacete, revelaram que comerciais por ele estrelados chegam a atingir índices de até 70% de memorização.
"Ayrton estava estruturando a empresa de maneira que os negócios continuassem de forma independente", disse ontem a diretora Cecília Yoshizawa, com a voz embargada.
"Como em tudo na vida, vão-se as pessoas, mas as idéias ficam", escreveu Senna na apresentação do portfólio de sua empresa.

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