São Paulo, terça-feira, 3 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O programa do PT

É com um misto de alívio e inquietação que se analisam os resultados do 9º Encontro Nacional do PT, encerrado no último domingo em Brasília, que oficializou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e definiu seu programa de governo.
O alívio vem da constatação de que, acredite quem quiser, o pior foi evitado. O grupo mais moderado do PT –legenda que hoje ocupa o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência– não chega a sair vitorioso do encontro, mas ao menos conseguiu evitar que a retórica dos radicais se impusesse.
E assim foram recusadas algumas das propostas mais extremadas, como a que elevava o salário mínimo a US$ 300 mensais (sem explicar de onde viria esse súbito aumento do PIB nacional) e a que propunha a quadruplicação das verbas destinadas às Forças Armadas (quando o mundo inteiro vive um período de distensão e promove a redução de seus efetivos militares).
De outro lado, porém, algumas das idéias encampadas e o próprio tom do encontro não deixam de causar inquietação. A ameaça de moratória adotada no programa –aos gritos de "Fora daqui, o FMI"– é uma clara concessão aos grupos mais à esquerda. Isso apenas gera incertezas e temores, num momento em que o mundo inteiro caminha na direção da globalização da ecomomia e o dinheiro externo pode ajudar em muito à estabilização da moeda nacional.
De qualquer forma, o PT parece ter constituído um núcleo de poder envolvendo o grupo mais moderado de Lula e o grupo menos radical da ala esquerda. Essa aliança não se fez por uma real convergência de ideais políticos, mas apenas porque os dirigentes petistas perceberam que qualquer radicalização poderá reduzir as chances eleitorais de Lula. Prova disso é que a legenda desistiu, por exemplo, de propor a descriminalização do aborto.
Enfim, com reais chances de chegar ao poder, o PT passa cada vez mais a parecer-se com os demais partidos. Abre mão de idéias que sempre considerou corretas com fins meramente eleitoreiros.

Texto Anterior: Casamento conturbado
Próximo Texto: Inflação espiral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.