São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar anuncia real semana que vem

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco deverá anunciar na próxima semana a data de criação da nova moeda, o real. Também serão divulgadas as regras finais para o período de transição até o real.
Essas regras são a conversão do preço dos combustíveis à URV (Unidade Real de Valor) e a criação de um título público vinculado a este indexador. Em 1º de julho, data provável da criação do real, a URV deixa de existir.
O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse que o governo anunciará um cronograma de medidas para a criação da nova moeda. "Os prazos serão cumpridos rigorosamente", garantiu.
Para o anúncio do real, se aguarda o fim das repercussões da morte do piloto Ayrton Senna. "Estamos esperando passar este momento de luto. Esta semana é de sofrimento e dor para os brasileiros", disse Ricupero.
Após o anúncio, o governo quer iniciar uma campanha de divulgação da nova moeda. Hoje, as notícias sobre Senna dominam o espaço dos jornais, emissoras de rádio e televisão.
A data de criação do real estará prevista em medida provisória, junto com as regras para a emissão da nova moeda. Não deverá estar prevista em lei a relação entre a moeda e o dólar, como aconteceu no plano econômico da Argentina.
A MP também não deverá contemplar as medidas para conter a provável alta do consumo após o real, estudadas pelo governo. Essas regras seriam criadas mais adiante, dependendo do comportamento da economia.
Ricupero não quis confirmar ontem a data de 1º de julho para o real, porque o anúncio caberá a Itamar. Mas disse que "as condições (para o lançamento da moeda) estão sendo criadas".
O ministro avaliou que 80% das tarifas públicas já estão convertidas à URV. Os combustíveis e outros derivados de petróleo estarão vinculados ao indexador na primeira quinzena do mês.
Segundo estudos da Fazenda, os combustíveis não deverão ter preço fixo em URV. Os valores em cruzeiros serão reajustados a cada semana de acordo com a variação do indexador.
A criação de um título do Tesouro Nacional indexado à URV aguarda apenas a implantação dos fundões baseados no indexador pela rede bancária. Os fundões em URV estarão entre os principais compradores dos papéis.
O secretário do Tesouro, Murilo Portugal, disse à Folha que os estudos para o novo título estão concluídos. A equipe econômica tinha dúvidas sobre as normas jurídicas para a emissão do papel, porque a URV é, ao mesmo tempo, indexador e moeda.

Texto Anterior: Petrobrás vê dívida do governo
Próximo Texto: Quebrado o sigilo de 20 policiais acusados de receber propina em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.