São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
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Comércio prevê vender 10% mais

MÁRCIA DE CHIARA

As vendas do Dia das Mães, que só perdem para o Natal, devem crescer este ano 10% sobre 93.
Se esse desempenho se confirmar, o comércio se aproxima do resultado de 1980, que não foi um ano espetacular.
A previsão é de Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP). "Não está havendo aquecimento, só recuperação."
O faturamento real (descontada a inflação) do primeiro trimestre do ano foi 12,86% maior em relação a 93. Szajman credita parte desse crescimento ao salário indexado à URV.
A URV, segundo ele, estaria mantendo o poder de compra do salário. Dados da FCESP e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) indicam que o salário real de março sobre fevereiro cresceu 7,12% no comércio e 8,5% na indústria.
Esse ganho estaria sendo direcionado para a compra de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. "A população de renda mais baixa prefere adquirir produtos que durem mais", na análise de Szajman.
Isso justifica, em parte, a expectativa de crescimento de vendas de até 35% no Dia das Mães das lojas de bens duráveis. É o segmento do comércio que está mais otimista.
O Ponto Frio prevê vendas entre 30% e 35% maiores do que as 93.
A Arapuã projeta crescimento de 20%. A Casas Bahia espera alta de 10% sobre o ano passado.
A Copa do Mundo e o crediário em URV explicam a outra parte dessa expansão.
As lojas de vestuário e calçados estão cautelosas. "Se conseguirmos empatar com 93, ficaremos satisfeitos", diz Luiz Antonio de Moraes Carvalho, diretor da C&A.
Segundo ele, as vendas no segmento de vestuário estão recuando cerca de 5% ao mês desde janeiro. Em abril a queda foi maior: oscilou entre 7% e 8%. sobre março.
O consumidor está arredio nas compras, diz Carvalho, por não ter havido, em sua opinião, nem ganhos nem perdas salariais na conversão para URV.
Também o tempo não tem ajudado as vendas da coleção de inverno, diz Geraldo Babuch, dono da rede de 33 lojas que leva seu nome. Em abril, suas vendas recuaram 20% em relação 93.

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