São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema `embaralha' mensagem telefônica

JAIRO TADEU LONGHI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A era digital traz bruxinhos muito rápidos, capazes de escrever invertido como num espelho, de trás para frente e com todas as rotações de linha possíveis.
Todo esse esforço tem a finalidade de impedir a ação de espiões que "grampeiam" linhas de fax ou de voz, fora a dos "hackers" de bancos de dados.
Os sistemas digitais, capazes de fazer milhares de operações matemáticas por segundo, funcionam de maneira semelhante à do sistema empregado pelos satélites que transmitem imagem codificada aos assinantes de canais de TV.
O Signal Guard, aparelho para criptografia digital (leia texto abaixo) que começa a ser trazido para o Brasil, é destinado a dificultar o acesso a dados transmitidos por linha telefônica.
O aparelho foi concebido na Nova Zelândia, em trabalho de pesquisa universitária destinada à filtragem de ruídos de linha telefônica –ao que parece, uma praga mais comum do que se imagina.
A empresa neozelandesa de eletrônica CES exporta o Signal Guard, nas versões fax, voz e dados, para os EUA.
"No processo de filtrar os ruídos de linha, os cientistas descobriram que podiam quebrar digitalmente a transmissão de fax, dados ou de voz", conta Kevin Smith, 45, executivo-chefe da empresa brasileira que está começando a importar o produto.
Ele diz que o Signal Guard faz a criptografia junto com a "limpeza digital" dos ruídos indesejados da linha telefônica.
A demanda natural do criptógrafo digital é para quem precisa manter confidencialidade ainda que usando a linha telefônica, qualificada pelos especialistas como um meio nada seguro.
São exemplos redes de bancos, ocupantes de primeiro escalão de organizações, empresas parceiras que trocam mensagens via fax.
Para dois aparelhos de fax, o produto, importado da Nova Zelândia e já com os impostos, sai na faixa de US$ 7 mil o par; para dois telefones (voz), US$ 12 mil. O preço para o "embaralhador" de dados varia conforme as especificações dos computadores usados.

ONDE ENCONTRAR
SULTRONIX: tel. (011) 814-1056

Texto Anterior: Microsiga tem sistema para financiamento
Próximo Texto: Veja como funciona o aparelho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.